loader image
02.10.13 às 10:01

Participe de mobilização pela liberação dos ativistas do Greenpeace

Trinta ativistas estão detidos na Rússia desde 18 de setembro, após um protesto pacífico contra exploração de petróleo no Ártico
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Greenpeace está liderando uma mobilização pela libertação dos ativistas presos no final de setembro na costa russa depois de protestos pacíficos contra a exploração de petróleo no Ártico. Dentre os detidos está a brasileira Ana Paula Alminhama Maciel, tripulante do navio que transportava os ativistas.

Entre as atividades já previstas está a promoção de uma petição on-line no site da organização (www.greenpeace.org.br/libertemosativistas) endereçada às embaixadas russas em todo o mundo, inclusive no Brasil, pedindo a liberação dos ativistas. Assim, para fazer parte dessa mobilização basta assinar a petição e ajudar a divulgá-la entre seus contatos. Use também seus perfis nas redes sociais e poste mensagens com as hastags #LibertemAnaPaula e #LibertemOs30, para ajudar a manter o tema em constante debate no Facebook e Twitter e assim pressionar as autoridades para a adoção de medidas mais enérgicas no sentido de libertar imediatamente os ativistas.

Além disso, no dia 05/10, foi realizado um ato simultâneo em diferentes cidades do mundo para pedir a libertação dos ativistas e dos jornalistas presos na Rússia

Histórico
No dia 18 de setembro, uma equipe de ativistas se dirigiu a plataforma de petróleo Prirazlomnaya, da Gazprom, no Mar Pechora (costa russa), para protestar pacificamente contra os planos de exploração de petróleo na região. Segundo o Greenpeace, eles foram recebidos de forma agressiva pela Guarda Costeira Russa, que disparou tiros de advertência em direção ao navio e os ameaçou com facas e armas de fogo. Dois ativistas foram presos enquanto protestavam na plataforma e ficaram detidos a bordo de um navio da Guarda Costeira, sem acusação ou representação legal.

Na quinta-feira à noite, dia 19, um helicóptero com policiais armados invadiu ilegalmente o navio do Greenpeace e obrigou toda a tripulação a se ajoelhar no convés sob a mira de armas. Os tripulantes foram mantidos sob custódia até que o navio fosse rebocado ao porto mais próximo, na cidade de Murmansk.

Em 26 de setembro, a tripulação esteve em audiência judicial e, embora não tenham sido formalmente acusados, ficou decidido que 22 ativistas continuarão presos por dois meses enquanto o governo russo dá prosseguimento às investigações. Parte dos ativistas ainda aguarda nova audiência, e a brasileira e o cinegrafista freelancer britânico Kieron Bryan foram formalmente acusados de pirataria, delito cuja condenação chega a 15 anos de prisão.

 

Clique aqui para saber mais informações.

Curta no Facebook
Compartilhe no Twitter

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também