Paris terá dia sem carros em setembro

Veículos motorizados não circularão em bairros centrais e área de pontos turísticos da capital francesa em 27/9

Foto: áreas de pontos turísticos mundialmente famosos como a Torre Eiffel não terão tráfego de veículos motorizados no dia 27/9 – Crédito: Storm Crypt/Creative Commons

 

No dia 27 de setembro, Paris terá um dia mais silencioso, com menos poluição. Nenhum veículo motorizado, salvo exceções como ambulâncias e viaturas policiais, poderá trafegar pelas ruas de uma grande área central da capital francesa neste dia. Será o dia de “Paris sans Voiture” (Paris sem carros), parte da campanha da prefeitura da cidade contra a poluição.

Será proibido o tráfego de carros em nove bairros (arrondissements), o que inclui regiões de ícones turísticos como a Champs Élysées, Torre Eiffel, Place de la
Bastille e Place de la Republique.

O dia da Paris sem carros não será o único evento a abordar a questão ambiental na cidade este ano. Em setembro, haverá também a Semana de Mobilidade Europeia (16 a 22/9) e, em novembro, é vez da COP 21, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima.

Por conta da poluição, neste ano, a cidade foi obrigada a realizar rodízio de veículos privados. Como estímulo para que as pessoas larguem o carro, durante um período, foi oferecido transporte público e estacionamentos públicos gratuitos.

O uso desnecessário de automóveis contribui para o aquecimento global, por conta da queima de combustível fóssil, e causa imenso decréscimo na qualidade de vida, especialmente em cidades grandes. Além da poluição atmosférica, há a poluição sonora e o desperdício de tempo graças aos congestionamentos, que causam estresse e aumentam a chance de acontecerem acidentes ou brigas no trânsito. O consumidor consciente reduz o uso de transporte individual e dá preferência ao transporte público, à bicicleta ou à caminhada.

Leia mais:

Protocolo de Paris será maior acordo climático do mundo com 190 signatários

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: