loader image
01.12.10 às 10:30

Parceiros do Akatu lideram ranking de transparência nos negócios

O estudo avaliou o desempenho de 31 empresas do Ibovespa em 123 critérios objetivos divididos em três áreas: Responsabilidade Social Corporativa, Governança Corporativa e Gestão Sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Itaú Unibanco, parceiro pioneiro do Akatu, o Bradesco, parceiro estratégico, e a CPFL Energia, associada benemérita do instituto, ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, em um ranking anual que avalia a transparência das empresas que fazem parte do Ibovespa. O estudo é feito pela Management&Excellence (M&E) – escritório internacional de avaliação de sustentabilidade de empresas – com atuação no Brasil desde 2007.

O estudo avaliou o desempenho de 31 empresas do Ibovespa em 123 critérios objetivos divididos em três áreas: Responsabilidade Social Corporativa, Governança Corporativa e Gestão Sustentável.

Sob a ótica dos investidores, transparência significa menores riscos e maiores retornos. Assim, os investimentos são realizados com base nas informações disponíveis sobre aspectos sociais, ambientais e econômicos da empresa e do negócio.

Itaú lidera ranking pelo 4º ano consecutivo
Desde que a avaliação começou a ser feita em 2007, o Itaú Unibanco figura em primeiro lugar nas quatro edições anuais. Em 2010, mais uma vez, o banco é apontado como a empresa mais transparente do Ibovespa, com índice de 95,93% de critérios atendidos.

Com 95,12% de critérios atendidos, o Bradesco ocupa a segunda posição do ranking, empatado com a Itaúsa, empresa do grupo Itaú que centraliza as decisões financeiras e estratégicas. A CPFL Energia se classificou na terceira posição com índice de 91,87%.

“Esse é mais um ranking que comprova nosso foco na produção sustentável, contribuindo para gerar ainda mais valor aos nossos clientes e acionistas”, afirma Alfredo Setubal, vice-presidente e diretor de Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, “este reconhecimento revela a crescente disposição das empresas em operarem de forma sustentável e, para isso, a transparência nos negócios é fundamental. O Akatu tem orgulho de ter como parceiras, empresas que incorporaram a sustentabilidade aos seus negócios.”

A Braskem (parceiro mantenedor do Akatu), com índice de 82,93%, ocupa o nono lugar da lista e a Fibria (associada benemérita do Akatu) com índice de 81,30%, está na décima posição do ranking.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também