loader image
03.12.10 às 13:56

Parceira do Akatu neutraliza emissão de carbono

Após neutralizar as emissões de carbono de uma edição, "Cidades e Soluções", da Globo News, é o primeiro programa totalmente neutralizado do Brasil
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

As emissões de gases geradores do efeito estufa provocados pelo programa “Cidades e Soluções”, da Globo News, serão neutralizadas durante 2007. Diversos fatores compõem o cálculo dessas emissões, como a energia elétrica utilizada nas várias fases do processo, desde o deslocamento da equipe até a edição da matéria, além do combustível consumido pela equipe de gravação e energia gasta pelos telespectadores do programa.

O acordo entre a Rede Globo e a Iniciativa Verde para compensar as emissões de carbono do “Cidades e Soluções” inclui o plantio e a manutenção por cinco anos de 680 mudas de espécies originárias da Mata Atlântica no Jardim Botânico de São Paulo. A neutralização é feita com base no cálculo da emissão e o plantio da quantidade de árvores suficientes para absorver, no processo de fotossíntese, o carbono equivalente na atmosfera.

A Rede Globo, parceira mantenedora do Instituto Akatu, associou-se à Organização Iniciativa Verde para o empreendimento. O programa “Cidades e Soluções” é apresentado pelo jornalista André Trigueiro, conselheiro do Akatu.

Em novembro de 2006, a Iniciativa Verdade já havia feito a neutralização das emissões de carbono do “Cidades e Soluções” (para assistir pela internet baixe em http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493,00.html). Antes disso, em outubro, as organizações Globo haviam neutralizado totalmente as emissões de carbono correspondentes à reportagem de capa da Revista Época daquele mês, que tratava de questões do meio ambiente.

O programa “Cidades e Soluções é exibido aos domingos, às 21h30. As reprises ocorrem às segundas, às 8h05 e 15h30; às quartas, às 05h05 e 17h30; e aos sábados, às 5h30.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também