loader image
06.02.13 às 10:56

Para moradores, qualidade de vida em São Paulo piorou em 2012

Levantamento registra menor média dos últimos quatro anos em relação à satisfação da população em temas como mobilidade, meio ambiente e segurança na cidade, entre outros
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, mostrou que, na opinião dos moradores, a qualidade de vida na capital paulista vem piorando nos últimos anos. A média final da avaliação sobre o bem-estar na cidade ficou em 4,7 (em uma escala de 1 a 10), a menor nota desde que a pesquisa começou a ser realizada em 2009.

O levantamento, que também contempla o conjunto de Indicadores de Referência de Bem-Estar do Município (IrBem) 2012, abordou as condições de vida da população e o acesso a serviços públicos, além de analisar o nível de confiança em instituições públicas por parte dos entrevistados. A pesquisa tratou de temas como consumo, trabalho, mobilidade, meio ambiente, lazer e modo de vida, saúde e educação, entre outros. A maioria dos indicadores desse levantamento teve uma variação negativa em 2012 e, dos 169 itens avaliados, 82% estão abaixo da média de 5,5.

A segurança na cidade aparece em primeiro lugar entre os quesitos com as maiores reduções de satisfação em relação ao ano anterior. Índices relacionados ao consumo também estão no topo da lista. Os entrevistados demonstraram estar menos satisfeitos com o “incentivo ao consumo moderado e sustentável” e com a “possibilidade de consumir reciclados e recarregáveis”. Estes dois quesitos ficaram em segundo e terceiro lugares na pesquisa, com reduções de 0,7 e 0,6, respectivamente, na nota alcançada.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

O lançamento da pesquisa também foi palco da entrega formal ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de propostas e sugestões de metas para diversas áreas da administração municipal, elaboradas pelos grupos de trabalho da Rede Nossa São Paulo, e do manifesto “Eliminar a violência na raiz de suas causas”, assinado por diversas organizações da sociedade civil, incluindo o Akatu.

Clique aqui para ler e assinar o manifesto.

 

Leia também:
– Você conhece os dez novos caminhos para a sustentabilidade?
– Futuro Sustentável é uma questão de escolha
– Uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual

Siga no twitter.
Curta no facebook.

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também