loader image
13.01.13 às 0:00

Pão de Açúcar e Extra coletam materiais recicláveis nas lojas de São Paulo

Ganho obtido com o material arrecadado é dividido entre as famílias dos cooperados.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Em plena época de chuvas as enchentes se tornam comum, principalmente por conta do descarte incorreto de lixos e materiais que podem ser destinados a reciclagem. Por isso, 46 lojas do Pão de Açúcar e 34 Extra na cidade de S. Paulo disponibilizam à população Estações de Reciclagem, que são pontos de entrega voluntária que arrecadam papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado. As Estações estão presentes nas lojas da rede Pão de Açucar desde 2001 em parceria com a Unilever e em 2007 o programa foi ampliado para as unidades do Extra com outro parceiro. Já são mais de 39 mil toneladas arrecadadas na cidade de S. Paulo e doadas para Cooperativas de Reciclagem parceiras do Programa promovendo a inclusão social e a geração de renda dessas comunidades, além dos benefícios ambientais.

Qualquer pessoa pode levar seus materiais para as Estações de Reciclagem, que estão localizadas nos estacionamentos das lojas e o ganho obtido com o material arrecadado é dividido entre as famílias dos cooperados. A coleta seletiva também contribui para um menor acúmulo de lixo no aterro sanitário e, assim, amplia sua vida útil”, explica Ligia Korkes, gerente de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

O GPA está na ponta das relações de consumo conectando clientes, produtos e serviços. “Nosso objetivo é fazer isso sob bases sustentáveis, assegurando a perenidade dessas relações e a perpetuidade da empresa”, reforça Korkes.

Além de papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha, desde 2010, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever também arrecadam embalagens de desodorantes aerossóis, em 17 lojas Pão de Açúcar na cidade de São Paulo. A iniciativa já coletou mais de 6 toneladas desse tipo de embalagem, que deve ter destinação diferenciada, já que exige a retirada dos gases e do líquido que são submetidos à alta pressão no interior dos frascos de alumínio, para que haja a liberação de gases e o direcionamento dos líquidos de forma segura e correta.

As lojas do Grupo Pão de Açúcar também possuem urnas que arrecadam celulares, baterias e acessórios, além de coletores de pilhas e baterias e coleta de medicamentos vencidos nas Drogarias. Mais informações sobre os programas de reciclagem e endereços das lojas: http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/

COMO RECICLAR EM CASA

O reaproveitamento dos resíduos depende da divisão entre o lixo seco e o lixo úmido. Para separar os recicláveis dos restos de comida não é necessário colocá-los em sacolas diferentes por tipo (isopor, papelão, vidro etc.), porém, jogar fora copos plásticos com bebidas pode prejudicar o aproveitamento de quilos de papeis limpos. Uma embalagem de plástico, em contato com óleo, graxa, ou solvente deixa de ser reciclável, por isto, os materiais devem ser limpos antes de serem descartados.

Dicas para a separação do lixo

Separe uma lixeira menor, com um saco plástico dentro, para colocar o lixo úmido (resto de comida, filtro de café usado, sache de chá, etc), que só deve ser colocado na rua nas datas e horas corretas. Utilize outra lixeira, com tamanho maior, para colocar apenas os secos. Como esta será esvaziada poucas vezes, o lixo deve estar limpo para não atrair insetos.

 

O Grupo Pão de Açúcar e a Unilever são apoiadores do Akatu.

 

Siga no twitter.

Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também