loader image
10.02.15 às 17:35

Pacto Global da ONU lança guia de sustentabilidade empresarial

A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas para a responsabilidade corporativa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Crédito: Divulgação

 

Comentário Akatu: Produzir de maneira mais responsável envolve novas formas de pensar produtos e serviços, inovando em soluções de menor impacto ambiental e maior valor social, além do retorno financeiro, como mostra a reportagem abaixo sobre o Guia de Sustentabilidade Empresarial. Neste cenário, é crescente o número de consumidores que cobram atitudes diferenciadas e empresas engajadas nesta nova perspectiva, dando preferência produtos e serviços sustentáveis.

 

O Pacto Global das Nações Unidas lançou recentemente em Nova York o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa.

Para ser sustentável, segundo o Guia, as empresas devem seguir cinco passos. O primeiro, negócios baseados em princípios. Para qualquer empresa, a sustentabilidade começa com a integridade, com operações que respeitam as responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O segundo ressalta o fortalecimento da sociedade, com empresas que se preocupem também com fatores que vão além das suas dependências, como a pobreza, conflitos, força de trabalho sem instrução e escassez de recursos. O compromisso da liderança aparece como o terceiro, delineando as ações em áreas-chave da companhia bem como a divulgação de esforços e resultados.

Os últimos dois pontos abordam o relatório de progresso, como medida de prestação de contas e ação local, um diálogo entre os diferentes setores empresarias para criar uma visão em comum sobre a sustentabilidade em cada país.

Para saber mais, faça o download do Guia de Sustentabilidade Empresarial (em inglês).

 

Leia mais:

Os 4 imperativos da sustentabilidade para as pequenas empresas

Pesquisa mostra que empresas estão valorizando mais a sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também