ONU lança vídeo sobre a adaptação às alterações climáticas

O documentário mostra histórias inspiradoras com soluções de enfrentamento às mudanças do clima global. Assista!

Crédito: Divulgação

 

“Estamos no mundo de alterações climáticas. A forma como vivemos no passado não será mais viável no futuro. O clima da Terra está mudando. Somos confrontados com a mudança no nosso ambiente sem precedentes na história da humanidade”, assim começa o documentário “Adaptação à mudança climática”, realizado pela Comissão de Adaptação da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (UNFCCC).

O vídeo, disponível online, tem a proposta de sensibilizar as pessoas do mundo todo sobre a importância da adaptação às alterações climáticas. A ideia é introduzir as pessoas nesse tema, mostrando histórias inspiradoras e entrevistas com especialistas.

Uma das entrevistadas é Christiana Figueres, secretária executiva da UNFCCC. Segundo ela, os dois principais pilares da convenção das mudanças climáticas globais são a adaptação e a mitigação. “É responsabilidade desta geração, todos nós que estamos vivos agora, de mitigar o suficiente, ou seja, reduzir o suficiente as emissões de gases de efeito estufa, para permitir que a adaptação, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis, seja realmente possível e eficaz. A adaptação é o convite que nos fazem para mudarmos comportamentos e padrões de consumo e produção que temos tido nos últimos 150 anos e que já não são mais sustentáveis”.

Outro ponto ressaltado pelos especialistas para o enfrentamento das mudanças climáticas é a resiliência. Juan Hoffmaister, integrante da Comissão de Adaptação, explica bem isso: “Resiliência significa dar a capacidade, permitir à sociedade, aos ecossistemas, de se recuperarem da mudança. Um componente essencial disso é a aprendizagem, que só é possível através da troca de informação, de sucesso e fracasso”. E Christina Chan, também integrante da Comissão, complementa, dizendo que é importante unir a experiência das comunidades que sofrem com as alterações climáticas e o envolvimento da ciência para o planejamento e a implementação de ações de adaptação a essas mudanças.

No documentário há vários bons exemplos de adaptação às mudanças climáticas. Uma dela s é em Bangladesh. As pessoas que vivem no Delta estão vulneráveis à erosão, à salinidade do solo, e frequentes inundações e ciclones. A população depende do cultivo de arroz para se alimentar. Em um projeto a nível nacional, as mulheres da comunidade desenvolveram soluções práticas para enfrentarem as mudanças climáticas. Ergueram diques nos lagos para armazenar água doce todo o ano. Impediram a entrada de água salgada nos canais. E construíram um abrigo para se refugiarem durante os ciclones. Elas criaram as soluções para assegurar a sobrevivência de seu povo e a preservação de fornecimento de comida e água.

Assista ao documentário e reflita sobre as possíveis soluções de adaptação às alterações climáticas em sua cidade.

 

Leia também:

Observatório do Clima: Brasil reduziu em 15% emissão de gases de efeito estufa

ONU: temperatura global média alcançou recorde nos seis primeiros meses de 2015

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: