loader image
06.12.16 às 13:51

ONG constrói escolas em regiões pobres com paredes feitas de garrafas PET

A instituição também disponibiliza em seu site um manual para que a técnica seja utilizada em qualquer lugar do mundo

A ONG Hug It Forward teve uma ideia muito bacana: a construção de escolas com paredes feitas de garrafas PET. Iniciada em 2009, a instituição já soma mais de 50 projetos concluídos na Guatemala e em El Salvador. A proposta consiste em capacitar a própria comunidade local para trabalhar junta em prol do desenvolvimento ambiental e educacional.

O projeto propicia a criação de novas escolas, dando acesso à educação a mais crianças em locais pobres. Durante todo o o processo de arrecadação de materiais, os conceitos de cuidado ambiental também são trabalhados com a comunidade. Assim, é possível reduzir a quantidade de resíduos descartados, ao mesmo tempo em que as pessoas enxergam o impacto de suas escolhas e consumo.

As garrafas, que dão vida aos “eco-tijolos”, são recheadas de lixo não biodegradável, coletado pela própria população, inclusive pelas crianças. Depois disso, a obra também conta com o esforço de toda a comunidade. A base da estrutura é feita em concreto. A única diferença entre este modelo e as construções tradicionais são as paredes. Neste caso, ao invés de usar tijolos ou blocos-cinza, são usadas as garrafas. Em cada escola com duas salas, são reaproveitadas 6.500 garrafas PET que iriam para o lixo. Depois da base pronta, as paredes são cobertas com cimento. Os prédios ficam exatamente como os construídos com técnicas tradicionais.

Além das casas já construídas, a ONG disponibiliza em seu site um manual para que a técnica seja replicada em qualquer lugar. Também é possível apoiar o projeto financeiramente ou se inscrever como voluntário.

Consumo consciente
A iniciativa da ONG Hug It Forward é um bom exemplo de alternativas para a reutilização de resíduos que seriam descartados. Os consumidores, em geral, devem sempre se lembrar dos 4R’s: REPENSAR, REDUZIR,  REUTILIZAR, e RECICLAR. São ações que estão ao alcance dos cidadãos de modo a contribuir para melhores possibilidades de gestão de resíduos a curto prazo.

Leia mais:

ONG usa garrafas PET para iluminar comunidades isoladas na Amazônia

Garrafas plásticas recicladas se transformam em bicicletas ecológicas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também