Oficina gratuita em São José do Rio Pardo (SP) discute desperdício de alimentos e gestão de resíduos

Parte de um conjunto de atividades do Edukatu, oficina interativa e lúdica dá dicas de como levar a reflexão sobre o tema para a cozinha e sala de aula

Foto: Igreja Matriz de São José do Rio Pardo (SP) – Crédito: Creative Commons/Ferdarcie

 

Diante do cenário onde um terço dos alimentos é desperdiçado no Brasil, em todas as etapas do ciclo produtivo, é urgente que sejam promovidas ações para diminuir essas perdas. Da horta para a cozinha, por exemplo, a produção local deve ser mais valorizada, e o alimento pode ser preparado de forma integral – utilizando talos, sementes, cascas e folhas, chegando ao prato com o máximo de aproveitamento.

Soluções como essas serão apresentadas na oficina “Desperdício de alimentos e gestão de resíduos” para professoras e professores, merendeiras e merendeiros da rede municipal de São José do Rio Pardo, nos dias 19 e 20 de julho. A atividade será promovida pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente, a convite da Secretaria Municipal de Educação do município, com o objetivo de levar o tema do consumo consciente de alimentos e gestão de resíduos para a comunidade escolar da cidade.

A oficina faz parte de um encontro pedagógico promovido pela Secretaria e apresenta, ainda, em seu roteiro, atividades sobre alimentos regionais, alimentação saudável, leitura de embalagens, rótulos e informações nutricionais. Após a realização da oficina, a ideia é que os professores levem as atividades propostas pelo Edukatu para dentro das salas de aula por meio do percurso “Comer, Dividir e Brincar”, do Edukatu, que contém jogos, vídeos, textos de apoio e planos de aula disponíveis gratuitamente. Os merendeiros também poderão aplicar no dia a dia das cozinhas das escolas os conceitos vistos na atividade.

O Edukatu já realizou nesta cidade diversas ações e atividades para o fortalecimento da comunidade. A mais recente aconteceu há dois meses, também com o objetivo de promover reflexões sobre alimentação consciente e sustentável. “Agora, a proposta é sensibilizar mais gente, e levar as conversas e trocas de informações que tivemos em maio para mais professoras, professores, merendeiras e merendeiros, ampliando o alcance dos debates sobre consumo consciente de alimentos e gestão de resíduos na comunidade escolar desse município”, afirma Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

A oficina “Desperdício de alimentos e gestão de resíduos” é apoiada pela Fundação Cargill, também apoiadora do percurso Comer, Dividir e Brincar, que faz parte do circuito “Estilos Sustentáveis de Vida” do Edukatu.

Serviço
Oficina “Desperdício de alimentos e gestão de resíduos”
Data:
19 de julho
Local: Câmara Municipal de São José do Rio Pardo
Endereço: Praça dos Três Poderes nº 02, Centro
Horário: das 13h às 16h
Público-alvo: merendeiras e merendeiros

Oficina “Desperdício de alimentos e gestão de resíduos”
Data: 20 de julho
Local: Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)
Endereço: Rua Jorge Tibiriça, nº 451, Centro
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Público-alvo: professoras e professores

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: