loader image
19.06.13 às 12:40

Oficina do Akatu discute consumo consciente e estilos de vida sustentáveis

Debates do evento ressaltam efeitos positivos de pequenas mudanças de comportamento dos indivíduos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No último dia 04 de junho, o Akatu realizou a oficina “Consumo Consciente e Estilos de Vida Sustentáveis”, promovida no Rio de Janeiro com o objetivo de debater sobre as pequenas mudanças de comportamento necessárias para uma vida mais saudável, equilibrada e satisfatória.

Os participantes da oficina assistiram a apresentações sobre o panorama atual do consumo em nossa sociedade, focadas em quatro temas prioritários – alimentação, habitação, mobilidade e resíduos -, e foram convidados a apresentar suas sugestões e contribuições. Alguns cenários chamaram a atenção dos participantes, como o prognóstico de que, caso o atual ritmo se mantenha, em 50 anos o consumo mundial se multiplicará por seis, enquanto a população responsável por essa demanda crescerá apenas 2,2 vezes*.

Além disso, o evento se tornou uma oportunidade de diálogo entre diferentes atores, como organizações da sociedade civil, empresas, cidadãos e o próprio governo, em torno da causa do consumo consciente. “Construímos essa oficina com base no Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), sob a perspectiva de que o consumo consciente é um movimento que precisa estar articulado entre todos os setores – governo, empresas e sociedade – para que possa acontecer”, acrescentou Angela Serino, gerente de educação do Instituto Akatu e responsável pela oficina.

O evento integrou as atividades organizadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que tinham como tema: “Vida plena e digna para todos: o desafio da produção e consumo sustentáveis”, realizadas dentro do âmbito de ação do PPCS.

*Fonte: Relatório Estado do Mundo de 2010

Curta no Facebook.
Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também