O que fazer com a bateria do seu celular?

Enquanto a logística reversa não é instituída, algumas dicas práticas de como proceder

Na enquete realizada no site do Akatu (O que você faz com a bateria do seu celular?), quase 50% dos participantes responderam que gostariam de levar suas baterias num posto de coleta, mas não sabiam para onde. Por isso, respondemos aqui as principais dúvidas que ainda precisam de esclarecimento.

Pode-se jogar bateria de celular em lixo comum?

Não. As baterias de celular não devem ir para o lixo comum. A maior parte delas contém em sua composição cádmio, chumbo ou mercúrio – metais pesados danosos ao meio ambiente e à saúde.

De acordo com a resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e os comerciantes de baterias são obrigados a coletar, transportar e armazenar o material. Os fabricantes e os importadores são os responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada do produto.

Onde devo levar?

Há dois caminhos: levar nas assistências técnicas de operadoras de celular e lojas que vendem celular ou diretamente nos fabricantes.
Nos postos de venda e de assistência técnica de qualquer operadora de celular, segundo a resolução do Conama, é obrigatória a coleta de baterias das marcas vendidas ou de baterias com características similares às vendidas. Depois de depositado nas urnas, o material deve ser enviado ou retirado pelo fabricante correspondente.

As baterias também podem ser levadas diretamente aos fabricantes. As assistências técnicas e operadoras de todas as fabricantes de celulartêm pontos de coleta de baterias usadas.

O que é feito das baterias depois?

A legislação determina que os fabricantes ou importadores são os responsáveis pelo destino das baterias: a reutilização, a reciclagem ou o tratamento e disposição final ambientalmente adequada.

Assim, depois de coletadas nas lojas e assistências técnicas, as baterias são estocadas pelos fabricantes e destinadas para empresas de reciclagem. A Motorola, por exemplo, envia suas baterias para a empresade reciclagem francesa SNAM (Societé Nouvelle DáAffinage Dex Métaux) e a Sony Ericsson encaminha as baterias usadas para a empresa brasileira Suzakin.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: