loader image
05.03.12 às 10:58

Seminário discute estilos de vida, produção e consumo sustentáveis

Iniciativa do Instituto Akatu e do Centro de Estudos em Produção e Consumo Sustentáveis do Instituto Wuppertal acontece esta semana em São Paulo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nesta semana, nos dias 7 e 8, o Akatu e o Centro de Estudos em Produção e Consumo Sustentável (CSCP) do Instituto Wuppertal (Alemanha) promovem, em São Paulo, seminário sobre estilos de vida sustentáveis, patrocinado pela Nokia e pela Deutsch Telecom.

O seminário, restrito a convidados, destina-se ao público corporativo e de organizações do terceiro setor. Propõe um debate interdisciplinar sobre novos estilos de vida que vêm se delineando na sociedade e como eles dialogam com os padrões de produção e consumo. O resultado do debate deverá favorecer a criação de iniciativas rumo à economia verde e, por isso, constituirá um documento a ser apresentado como subsídio para as discussões da Rio+20, Conferência das Nações Unidas que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

O Instituto Akatu acredita que uma sociedade mais sustentável envolve, de um lado, consumidores mais conscientes e, de outro, empresas dispostas e preparadas para atender às demandas destes consumidores, oferecendo-lhes alternativas de processos produtivos e produtos mais sustentáveis.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) caminha na mesma direção quando elege como tema de trabalho Produção e Consumo Sustentável. Uma das iniciativas do Programa é estimular a criação e a implantação de Planos Nacionais de Produção e Consumo Sustentável pelos governos locais e seus Ministérios do Meio Ambiente, envolvendo a sociedade civil. No Brasil, o Plano foi lançado no ano passado e sua construção contou com a participação do Akatu.

Outra iniciativa do Programa se dá no campo da produção de conhecimento. Em parceria com o Instituto Wuppertal, o PNUMA criou o CSCP. Este Centro tem o objetivo de prover conhecimento que sirva de base para desenvolver, testar, implantar e monitorar projetos no campo da produção e do consumo sustentável, especialmente nos países em desenvolvimento. O CSCP desenvolveu internacionalmente uma metodologia de facilitação de discussões sobre estilos de vida, relacionando-os com padrões de produção e consumo na sociedade. A parceria com o Akatu permitiu que esta metodologia fosse trazida para o Brasil.

A cobertura completa e os resultados das discussões do seminário você pode acompanhar no portal do Akatu e nas redes sociais.

Como participar: Workshop – Estilos Sustentáveis de Vida para o Futuro

Siga no twitter.
Curta no facebook.
Adicione no orkut.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também