loader image
26.07.12 às 15:47

“Retratos do Gosto” incentiva pequenos produtores e ingredientes regionais

Alimentos cultivados por pequenos produtores ganham espaço em projeto com curadoria do chef Alex Atala
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O movimento “Retratos do Gosto”, parceria entre o chef de cozinha Alex Atala e a empresa de desenvolvimento e gestão de marcas de alimentos Mie Brasil, incentiva a atividade de pequenos produtores por meio da valorização de seus produtos no cenário gastronômico nacional.

O projeto tem o intuito de reunir chefs e produtores pelo País em torno de práticas baseadas em uma comercialização justa e na preocupação socioambiental. Além disso, a força motriz da iniciativa é a aliança entre essas características e a utilização de ingredientes tipicamente brasileiros, muitas vezes desconhecidos pelo público ou de pouca circulação no mercado. Gustavo Succi, um dos sócios da marca, conta que o movimento trabalhará com a valorização de alimentos da culinária tradicional brasileira. Essa preocupação sinaliza um caminho importante a ser percorrido pelas empresas rumo à conscientização sobre o consumo e o aproveitamento de alimentos de produção nacional.

Além disso, “a marca procura mostrar que há um produtor por trás do produto consumido, trazendo à tona não somente o aspecto gastronômico, mas social”, relata Succi, ressaltando a importância da informação ao consumidor a respeito da procedência e origem daquilo que se compra, bem como das pessoas envolvidas no processo produtivo.

A iniciativa apoiará financeiramente os produtores locais no desenvolvimento técnico de sua produção e na implantação de ações sociais – o investimento será calculado com base em 25% do lucro previsto para a venda de seus produtos. Pela proposta do movimento, isso garantirá um retorno financeiro significativo para estes agricultores e reforçará a preocupação ética da marca, inclusive com o impacto positivo da atividade na comunidade do entorno.

O Akatu acredita que a valorização do desenvolvimento local, o incentivo à produção e ao aproveitamento de alimentos típicos de um país, e a transparência e o respeito em relação aos recursos humanos e ambientais envolvidos no processo produtivo são exemplos de ações que visam o desenvolvimento sustentável. Através de iniciativas como as desse movimento, é possível visualizar práticas que, se estiverem presentes em todas as etapas do processo produtivo e comercial de bens e serviços, colaboram para a existência de meios de produção mais responsáveis. Consumir alimentos de forma consciente significa identificar quais são essas etapas e de que modo ocorrem, buscando opções que aumentam os impactos sociais, econômicos e ambientais positivos e reduzem os negativos, ao longo de toda cadeia produtiva.

Leia também:

– Rede de produtores rurais ajuda moradores de centros urbanos a conhecer o campo
– Revolução dos Baldinhos: agricultura urbana e consumo consciente transformam uma comunidade
– Brasil tem 21 sabores sob risco de extinção

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também