loader image
08.12.11 às 11:21

Oito vantagens de antecipar as compras de Natal

Ao planejar as compras, é possível consumir de forma consciente, com tranquilidade e sem extrapolar nos gastos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Trânsito parado e carregado; ruas e calçadas abarrotadas de gente; filas intermináveis nos caixas dos supermercados e das lojas e falta de tempo para comparar preços e qualidade dos produtos. Esse é o clima que, em geral, caracteriza o período natalino, data de maior movimento do ano no comércio. O ambiente tumultuado propicia compras feitas por impulso, gastos descontrolados, desperdícios, arrependimentos e insatisfação. São motivos mais que suficientes para se antecipar e começar já a fazer as compras de Natal e, depois, nos dias de festa, curtir a família e os amigos na maior tranquilidade.

Planejamento, entretanto, é a palavra de ordem para consumir de forma consciente neste Natal. Afinal, o aumento de consumo nesse período representa, por outro lado, maior extração de matérias primas, energia, água, geração de mais resíduos, petróleo, embalagens e emissão de gases de efeito estufa. Vale lembrar que hoje, a humanidade já consome 50% a mais do que o planeta consegue repor e absorver.

Abaixo, o Akatu apresenta oito vantagens de se antecipar nas compras do Natal:

1ª Planeje os gastos. Ainda faltam algumas semanas para o Natal. As lojas ainda não estão abarrotadas de gente. Antes de sair às compras, estipule um valor limite e não o ultrapasse. Clique aqui para ver o passo a passo de como fazer o orçamento familiar.

2ª Convide com antecedência. Se você pretende convidar familiares ou amigos para a ceia ou noite da virada, a hora é agora. Assim, você obtém as confirmações a tempo de comprar produtos na medida e evitar desperdícios.

3ª Faça a lista de produtos. Se tiver verba disponível, já faça a lista de compras dos presentes e dos produtos para a ceia e festa da virada. Durante as compras, com certeza irão aparecer novos itens atraentes, resista! Seja fiel a sua lista, ou então, substitua um produto por outro que caiba no orçamento.

4ª Compare preços sempre.  A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) sempre alerta para a variação dos preços dos produtos durante as datas festivas. Pesquise e compare preços, pois ainda dá tempo. Segundo o Procon, neste ano, o preço das nozes, por exemplo, varia até 245% em Curitiba (PR).

5ª Compre pela internet. Na média, os produtos comprados via internet são até 15% mais baratos, e a maioria das lojas entrega em até dez dias, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Sempre que puder, use essa possibilidade. Além de economizar dinheiro, combustível ou passagem, você ganha tempo. Mas tome alguns cuidados nas compras virtuais. Veja aqui.

6ª Elimine aos poucos os itens da lista. Antecipe-se: aproveite o caminho de volta para casa depois do trabalho nestes dias que ainda estão longe do Natal e, aos poucos, elimine alguns dos itens listados. Assim, você contribui para diminuir o trânsito e a superlotação das regiões comerciais nos dias que antecedem o Natal e, de sobra, você ganha um tempo precioso para ficar com a família e visitar amigos.

7ª Não tenha vergonha de pechinchar. As lojas ainda não estão lotadas e os consumidores ganham maior atenção do vendedor. Na hora de compra, principalmente se pagar a vista e em dinheiro, não deixe de pedir desconto. As lojas já trabalham com essa margem, mas só oferecem a quem pede;

8ª Escolha seu presente agora, compre depois. O varejo nem sempre dá conta de acabar com os estoques do Natal e, em geral, depois do dia 25, fazem descontos que podem achegar a metade dos preços dos produtos. Se for viável, deixe para comprar o seu nesse período.

Siga no twitter
Curta no facebook
Adicione no orkut

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também