O aproveitamento integral e não o desperdício

Nos 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes, Instituto Akatu orienta consumidor e empresas a promover o aproveitamento integral dos produtos e não o desperdício

 

Para construir a sociedade do bem-estar – que proporcione o suficiente para todos, para sempre – o Instituto Akatu aponta os 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes. Ao conhecê-los e valorizá-los, seja ao fazer suas compras no supermercado ou no modo de operar o seu negócio, você pode contribuir desde já para a construção de uma sociedade mais sustentável. A seguir, conheça o quarto caminho sugerido pelo Akatu:

4. O aproveitamento integral e não o desperdício

A primeira imagem desse caminho é a preparação de alimentos com todas as partes de legumes e verduras, aproveitando talos, folhas, sementes e cascas. Mas o aproveitamento integral diz respeito também ao planejamento das compras de somente o necessário, diminuindo o desperdício dos excessos.

Também é essencial estender ao máximo a vida útil de qualquer produto, aprimorando usos e melhorando a eficácia de sua aplicação, como de eletroeletrônicos, livros, móveis e carros. Brechós de roupas usadas e reutilizar a água de chuva são outros exemplos de aproveitamento integral e não desperdício de recursos.

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes

1. O durável mais que o descartável
2. A produção local mais que a global
3. O compartilhado mais do que o individual
4. O aproveitamento integral e não o desperdício
5. O saudável nos produtos e na forma de viver e não o prejudicial
6. O virtual mais que o material
7.  A suficiência e não o excesso
8.  A experiência e a emoção mais do que o tangível
9. A cooperação para a sustentabilidade mais do que a competição
10. A publicidade não voltada a provocar o consumismo

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: