Novo aplicativo vai ajudar consumidores na hora de comprar peixe

FAO lança o “AppliFish”, ferramenta gratuita que traz informações sobre mais de 550 espécies marinhas; ideia é incentivar escolha sustentável e consciente

Comentário Akatu: Pequenas mudanças no simples ato de se alimentar podem gerar bons frutos na transição para um estilo de vida mais sustentável. Ferramentas como o aplicativo lançado pela FAO podem facilitar esse processo ao disponibilizar informações importantes sobre o alimento e permitir que sejam adotados como critério de compra não só o preço, mas também a qualidade, a origem e os impactos sociais e ambientais da pesca daquele peixe, por exemplo. Tais decisões de compra, feitas de forma consciente, podem trazer grandes benefícios para a saúde do consumidor, para a sociedade e para o meio ambiente.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, lançou nesta terça-feira um aplicativo com informações de mais de 550 espécies marinhas.

A proposta do “AppliFish” é ajudar os consumidores na hora de escolher que peixe comprar. É possível saber, por exemplo, se o peixe escolhido está em risco; qual o tipo de habitat que ele vive e o nível de ameaça enfrentado pela espécie.

A ideia é que os consumidores façam uma compra sustentável e consciente. A ferramenta também traz informações sobre nomes e tamanhos das espécies, mapas de distribuição, incluindo mudanças devido às mudanças climáticas.

Segundo a FAO, com o “AppliFish”, as pessoas poderão comprar um peixe que não está ameaçado de extinção e assim, garantir que a espécie continue a existir pelas próximas gerações.

Exploração
A agência destaca que o consumo de peixe dobrou nos últimos 50 anos e que em 2009, 30% dos estoques mundiais de peixe foram superexplorados.

O aplicativo foi criado pela plataforma “i-Marine”, formada por 13 institutos de pesquisa, universidades e organizações internacionais de três continentes.

Há ainda uma versão para a internet, com informações científicas adicionais para ajudar produtores e políticos a melhorar leis sobre o manejo e conservação dos recursos do mar.

Financiado pela União Europeia, o “AppliFish” está disponível, de graça, para aparelhos de celular com os sistemas iOS e Android.

Clique aqui para ler a notícia original.

Siga no twitter.
Curta no facebook.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: