loader image
24.12.10 às 6:09

Nove Estados dos EUA vão limitar emissões de gases

Contrariando a postura de Bush, governadores decidem congelar as emissões e depois reduzi-las em 10%
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: A iniciativa dos governantes destes Estados é louvável e está em consonância com atitudes conscientes de consumo. No Brasil, também é necessário esforço para que as emissões de gases-estufa diminuam. O cidadão pode colaborar, evitando usar transportes movidos a combustíveis fósseis e comprando produtos agrícolas e de madeira com certificação ambiental.

Nove Estados do nordeste dos EUA decidiram limitar as emissões de gases pelas centrais elétricas, apesar de Washington se negar a regular em nível federal a questão dos gases-estufa.  Os Estados aceitaram congelar as emissões em seu nível atual, e depois reduzi-las em 10% até 2020.

É o primeiro acordo de cooperação deste tipo nos EUA, que deve ser finalizado para então ser ratificado pelos governos, segundo informou o The New York Times.  Os Estados são: Nova York, Connecticut, Delaware, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Nova Jersey, Rhode Island e Vermont.

Esta decisão sem precedentes foi tomada ante a recusa do presidente George W. Bush de que os EUA se somem ao Protocolo de Kyoto, que estabelece uma redução global das emissões de gases-estufa dos países industrializados.

A aplicação destas medidas e os controles necessários poderão encarecer o custo da energia na região, mas a eventual alta dos preços será compensada com as subvenções e o desenvolvimento de novas tecnologias, segundo o jornal.

Os defensores da adesão dos EUA ao Protocolo de Kyoto esperam que este passo tenha um efeito de bola de neve nos outros Estados para chegar à adoção de uma lei federal.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também