loader image
11.10.17 às 10:55

No Dia do Consumo Consciente, grave um vídeo para falar de uma compra que #eracilada

Participe da ação do Instituto Akatu, criada para falar da importância de evitar compras por impulso e os consequentes impactos negativos desnecessários ao meio ambiente, à sociedade e ao nosso próprio bolso.

No nosso dia a dia, somos expostos a muitas tentações de consumo: a sedutora vitrine de roupas, o lançamento do equipamento de última tecnologia, a gôndola colorida de guloseimas, as ofertas “imperdíveis“ que chegam por e-mail ou pelas redes sociais, por exemplo. Tomados pela emoção ou por distração, acabamos por fazer compras por impulso. A consequência disso, muitas vezes, são os sentimentos de culpa e de arrependimento, além dos impactos negativos ao seu bolso, ao meio ambiente e à sociedade.

Para chamar a atenção para a importância de evitar essas compras por impulso, no Dia do Consumo Consciente (15/10) vamos lançar a ação #eracilada nas redes sociais, da qual que todo mundo pode participar. Basta gravar um vídeo com o celular, contando uma história pessoal de compra que #eracilada e acabou em arrependimento.

  • Lembre-se de alguma situação que o levou a comprar, sem necessidade, alimentos, guloseimas, roupas, acessórios, cosméticos, eletrônicos ou outros produtos. Mencione o que você comprou e diga o que o levou a fazer essa compra por impulso. Houve algum incentivo ou estímulo? Fale também sobre o seu sentimento na hora da compra e depois.
  • Procure incluir, brevemente, a sua reflexão sobre o tema: você se arrependeu ou sentiu culpa depois? Isso serviu de “lição” para evitar outras “ciladas”? Essas histórias compartilhadas ajudam a todos!
  • O vídeo pode ser curto (até 2 minutos de duração), gravado pelo celular. Dê preferência ao formato vertical e evite os ruídos de fundo (ambiente), para que a sua fala fique clara.
  • Publique o vídeo na sua conta de Facebook ou Instagram, com a hashtag #eracilada e marque o perfil do Akatu. Também vamos publicar os vídeos selecionados nos perfis do Akatu no Facebook e no Instagram.

Além dos vídeos, o Akatu vai publicar algumas dicas para evitar as “armadilhas” nas compras. Acompanhe, a partir do dia 15/10, as publicações no nosso site (www.akatu.org.br) e nas redes sociais da campanha #eracilada. E divulgue aos amigos, familiares e conhecidos. Quanto mais pessoas participar, melhor!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também