loader image
01.03.06 às 0:00

Nestlé toma precauções devido ao surto mundial da gripe aviária

Devido ao surto mundial da gripe aviária que assusta o mundo, a Nestlé, parceira pioneira do Instituto Akatu, afirmou em comunicado que reforçou as medidas de segurança no trabalho dos funcionários que lidam diretamente com frangos. A multinacional, que fabrica caldos de frango e os comercializa através da marca "Maggi", ressaltou, ainda, que não há […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Devido ao surto mundial da gripe aviária que assusta o mundo, a Nestlé, parceira pioneira do Instituto Akatu, afirmou em comunicado que reforçou as medidas de segurança no trabalho dos funcionários que lidam diretamente com frangos.

A multinacional, que fabrica caldos de frango e os comercializa através da marca "Maggi", ressaltou, ainda, que não há perigo de contaminação para os consumidores de seus produtos. Estudos comprovam que a transmissão do vírus pelo consumo de carne de aves não ocorre.

A gripe aviária já causou a morte de milhões de aves na Ásia e infectou seres humanos pela primeira vez em Hong Kong, no ano de 1997, quando seis pessoas morreram.

O medo das autoridades sanitárias é de que o vírus H5N1, o de maior periculosidade, sofra mutações e infecte humanos, o que poderia resultar num alto índice de contágio e mortalidade. Os mais suscetíveis a esse tipo de infecção são, certamente, os funcionários de granjas e abatedouros.

O Brasil já proibiu a compra de aves e seus derivados dos 27 países que tiveram casos confirmados de aves com o vírus H5N1. Por enquanto, os casos estão restritos apenas à Ásia e Europa.

Especialistas afirmam que controles adequados em granjas para evitar que aves silvestres entrem nelas podem frear o alastramento da doença. O risco é que estas aves transmitam o vírus para aves domésticas, que são bem mais suscetíveis ao vírus.

As aves excretam o vírus por meio de suas fezes, que secam e se transformam em pó, sendo então inaladas, o que causa a contaminação.

Os sintomas são similares a outros tipos de gripe: febre, mal-estar, dor de garganta e tosse. Os infectados também podem desenvolver conjuntivite.

Com informações da BBC Brasil, Folha Online, IG e Ambiente Brasil.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também