loader image
25.03.11 às 12:36

Neste sábado, apague as luzes por 1h em homenagem à Terra

Ação quer chamar atenção do mundo para a necessidade de combater o aquecimento global; no Brasil, já aderiram mais de 80 cidades e mil empresas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Amanhã, sábado (26/3), pontualmente às 20h30 de Brasília, será realizada a Hora do Planeta, evento em que pessoas, empresas e governos do mundo todo apagam as luzes por 1h em homenagem à Terra. Criado pelo ONG WWF, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção do mundo para a necessidade urgente de se combater o aquecimento global.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participa do movimento desligando as luzes de prédios e monumentos simbólicos e residências. Neste ano, já confirmaram que vão desligar as luzes, entre outros, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo (SP); o Jardim Botânico, em Curitiba (PA); o Arco da Praça Principal, em Fortaleza (CE); o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG) e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, já aderiram governos de 81 cidades, entre elas, 14 capitais e mais de mil empresas e organizações.

Cidadãos, representantes de governos, empresas e organizações, que quiserem registar sua participação, devem fazer um cadastro no site do movimento, baixar um formulário, preencher e encaminhar para a entidade.

Interatividade
O portal da Hora do Planeta 2011 abriu um espaço para a participação dos internautas, que já podem se manifestar contando as ações que pretendem realizar no dia 26 de março. Os relatos podem ser enviados para o e-mail comunicacaohp@wwf.org.br, com o nome, a cidade e o endereço eletrônico de cada um.

Além disso, as pessoas também poderão enviar, para o mesmo endereço eletrônico, as fotos que foram tiradas durante o evento em suas cidades. Aquelas com boa resolução serão publicadas na galeria do site.

Em 2010, a Hora do Planeta estabeleceu recordes no mundo, com a adesão de 105 países, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais. Já no Brasil, a participação envolveu mais de 3.000 empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras.

Bom para o planeta e para o seu bolso
O ato é simbólico e busca conscientizar a população mundial para o combate ao aquecimento global. Mas ele é apenas simbólico, o que significa que não basta apenas apagar as luzes durante 1h em um dia do ano inteiro, mas é preciso replicar essa atitude no cotidiano.

No mundo, 20%dos gases poluentes que causam o efeito estufa são gerados a partir da produção de energia elétrica, segundo a WWF.
Confira algumas dicas do Instituto Akatu que podem ajudar você a adotar na rotina e que vão ajudar tanto o planeta como também o seu bolso, reduzindo a conta de luz no fim do mês:

– Troque lâmpadas e combata o efeito estufa. Se todas as famílias no Brasil trocassem apenas duas lâmpadas de casa por fluorescentes, evitariam a construção de uma nova termelétrica no país.

– Use mais luz natural. Evite acender lâmpadas durante o dia. Para clarear a casa, abra as janelas e aproveite a luz do dia o máximo que puder. No mesmo sentido, apague a luz em ambientes onde não há ninguém.

– Dê preferência a produtos com Selo Procel. Compre equipamentos que venham com o Selo Procel, pois ele qualifica aqueles que têm maior eficiência no consumo de energia. A classificação vai do A, que é o mais eficiente, até o E, com menos eficiência.

– Desligue os eletrodomésticos quando não estiver usando. Todo e qualquer aparelho que não esteja em uso (computador, rádio, televisão, DVD, etc) deve ser desligado. A televisão ligada na sala ou no quarto, sem ninguém para assisti-la, é um desperdício de energia.

– Desligue no botão dos aparelhos. Em stand by, embora os aparelhos estejam aparentemente desligados, não se engane. Nesse estado o aparelho também consome energia. Por isso, a dica é desligá-lo diretamente no botão.

– Tome banhos mais curtos. No inverno, o gasto de energia com esses aparelhos aumenta, por conta da resistência para esquentar a água. Por isso, quanto mais curto o banho, menor a conta de luz.

– Mantenha a porta da geladeira fechada. Primeiro, quando abrir a geladeira, tire tudo que vai precisar, evitando o abre-e-fecha, e não guarde alimentos ainda quentes. Além disso, em tempos mais frescos e no inverno, regule o termostato adequadamente, exigindo menos da geladeira e, periodicamente, ainda verifique a eficiência da borracha de vedação.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também