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13.12.06 às 0:00

Natura lança no Brasil embalagens com o selo FSC

A Natura Cosméticos, associada benemérita do Instituto Akatu, introduziu no Brasil os primeiros produtos cujas embalagens (caixas de papel cartão) apresentam o selo FSC (Forest Stewardship Council). Atualmente, as embalagens com o selo estão sendo utilizadas em toda a linha Chronos, mas, de acordo com Pedro Habesch Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Natura, […]
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A Natura Cosméticos, associada benemérita do Instituto Akatu, introduziu no Brasil os primeiros produtos cujas embalagens (caixas de papel cartão) apresentam o selo FSC (Forest Stewardship Council). Atualmente, as embalagens com o selo estão sendo utilizadas em toda a linha Chronos, mas, de acordo com Pedro Habesch Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Natura, em breve a iniciativa também abrangerá produtos de outras linhas.

O selo do FSC atesta que o produto é originário de uma floresta manejada de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Segundo o gerente, é uma garantia ao consumidor de que o processo de fabricação do produto não destrói o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento socioeconômico.

Conforme Oliveira, quem na verdade recebe a certificação é a gráfica fornecedora das embalagens de papel cartão, a Boxprint, de Campo Bom (RS). O gerente afirma que a Natura passou a pleitear o selo do FSC nos produtos de seus fornecedores por considerar que “a certificação florestal busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, apresentando-se como uma alternativa à exploração predatória das florestas”.

Os produtos da linha Chronos são vendidos e distribuídos em todo o Brasil e alguns países da América do Sul. As embalagens com selo FSC são as mesmas utilizadas nos produtos exportados para esses países.

A Natura, que faz marketing pelo uso de refis para seus produtos, lançou recentemente essas embalagens reutilizáveis também para a linha de maquiagens. Com isso, a empresa pretende se aproximar ainda mais da realização de sua meta de reduzir em até 4% o impacto ambiental de seus produtos. Segundo a Natura, em 2005, 1.180 toneladas de resíduo não foram para o lixo, por conta da utilização de refis.

Empresas como a Natura, que se preocupam com a redução do impacto no meio ambiente na produção de seus produtos, demonstram responsabilidade social e ambiental. Esse comportamento afeta diretamente a relação com o consumidor, que no Brasil, cada vez mais, prefere comprar de empresas responsáveis. Quando o consumidor escolhe as empresas socialmente responsáveis está provocando outras para que adotem o mesmo comportamento, até como forma de enfrentarem a concorrência. Atuando com consciência, o consumidor utiliza seu poder de decisão para escolher o mundo onde quer viver.   

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