loader image
27.11.10 às 12:37

Música, arte, cinema e teatro: bons, bonitos e de graça

Em São Paulo, site promove inclusão cultural divulgando as dezenas de eventos gratuitos que ocorrem na cidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Fim de tarde de uma sexta-feira de abril. Uma fila enorme se estende na calçada da Avenida Paulista para assistir a mais um dos shows do projeto Toca Brasil, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, entidade ligada ao Banco Itaú, parceiro pioneiro do Instituto Akatu. No palco, a banda paulista de samba Clube do Balanço e a cantora Fabiana Cozza, uma das recentes revelações da MPB. E o melhor de tudo: entrada franca.

No meio do público estão Alison de Souza Filho, universitário de 21 anos e as amigas Ana Virgínia Kraus, 68 anos, e Maria Diniz, 70, ambas aposentadas. Eles descobriram o show gratuito por meio do site Catraca Livre, endereço da internet que disponibiliza uma recheada agenda com informações sobre shows, peças de teatro, exposições, cursos, palestras e diversas formas de lazer gratuitas ou a preços populares. Toda sexta-feira, depois de cumprir as horas de estágio em uma empresa no centro da cidade, Alison acessa o Catraca Livre. “Não posso ficar gastando com baladas, porque tenho que pagar a faculdade, mas sempre rola alguma coisa ‘na faixa’. Aí, eu entro nesse site para achar o que fazer”, conta o universitário, que mora em Artur Alvim, região periférica da cidade.

“Meu neto é que acessa o Catraca Livre e passa para a gente tudo bonitinho, no papel”, revela Ana Virgínia. “É bom porque a gente não gasta nem com transporte, é tudo de graça”, festeja, lembrando que em São Paulo os homens com mais de 65 anos e as mulheres com mais de 60 usam gratuitamente o transporte público. Para Maria Diniz, “o melhor de tudo é que a gente fica sabendo até de cursos, oficinas e palestras. Eu já fiz várias oficinas sem pagar nada”.

Com uma média de 80 mil visitas mensais, o site está no ar desde agosto de 2008 e se propõe a ser uma ferramenta de inclusão social, atuando como uma ponte entre o público e a grande oferta de atividades culturais e educativas de qualidade em São Paulo. “Nossa pretensão é transformar São Paulo em uma sala de aula para todos, por isso disponibilizamos mais de mil notícias por mês, sempre com um viés educacional forte”, explica Érica Vieira, editora do Catraca Livre. Além de divulgar os eventos, o site traz dicas de leitura ou textos complementares para que as pessoas interessadas possam se aprofundar nos temas relacionados a uma exposição ou filme, por exemplo.

“Esses programas permitem, por um lado, a possibilidade de pessoas de baixa renda terem acesso a produtos de qualidade e, por outro, a economia de dinheiro que pode ser gasto para outros fins. Além disso, integram os diversos segmentos da sociedade em um mesmo ambiente, o que é muito bom”, opina Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “Essa iniciativa também mostra que é possível ter acesso a cultura e diversão sem gastar dinheiro, o que revela uma faceta do consumo consciente. O importante é viver a experiência de ver um show, um filme ou uma exposição de arte, e não o quanto se paga pelo ingresso. ”

Clique aqui para acessar o Catraca Livre.

Veja outros links com atividades e eventos gratuitos em São Paulo:

Guia SP

Guia da Semana

Guia da Folha

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também