Mudanças Climáticas ganham foco do Festival de Sundance

Sequência do documentário “Uma verdade inconveniente” será apresentada na abertura do festival

Cena do documentário “Uma sequência inconveniente” que estreia no dia 19 de janeiro – Crédito: Paramount/Divulgação

 

O Festival de Sundance, evento anual de cinema independente criado pelo ator e cineasta Robert Redford, será realizado de dia 19 a 29 de janeiro com foco no tema Mudanças Climáticas.

O evento, em sua 33ª edição, acontece em Park City, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Foram escolhidos para o festival 113 longa-metragens de 32 países.

Será apresentada na abertura do festival a sequência de “Uma verdade inconveniente”, documentário sobre o aquecimento global e as Mudanças Climáticas que mostra a campanha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista Al Gore para chamar atenção ao problema. O filme, chamado de “Uma sequência inconveniente”, dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk, estreia 10 anos após o primeiro documentário.

Pela primeira vez, o festival determinou um tema para a programação e inclui 14 filmes como “Uma verdade inconveniente, “Blackfish: Fúria Animal”, “A Enseada” (The Cove), “Terra do Gás” (Gasland), “Perseguindo o Gelo” (Chasing Ice) e “A corrida contra a extinção” (Racing Extinction).

“Meu engajamento pessoal pelo Clima começou há mais de 40 anos e a urgência de tratar o assunto é crescente, pois é uma ameaça real, com consequências severas. Se queremos evitar o pior cenário, temos que agir imediatamente, enfrentando a indiferença, apatia e oposição”, disse Robert Redford.

O consumidor consciente pode ajudar a combater as Mudanças Climáticas. Cada produto que consumimos tem uma história, com diversas etapas como a extração de matérias-primas e o descarte. Cada etapa deste processo gera emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelas Mudanças Climáticas. Por isso, é essencial refletir sobre a necessidade de comprar um produto e se informar sobre os impactos do produto na sua produção, no ciclo de vida e no descarte – além de dar preferência a empresas que se preocupam em reduzir os impactos da produção sobre as mudanças climáticas.

Leia mais:

Adotar o consumo consciente combate as mudanças climáticas

6 Perguntas do Consumo Consciente

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: