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01.12.10 às 12:48

Ministério do Meio Ambiente cria Dia do Consumidor Consciente

Com o apoio do Akatu e patrocínio da rede de supermercados Carrefour, MMA institui o 15 de outubro como data para reflexões sobre a consciência no consumo
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O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu na manhã de quinta-feira, 15 de outubro, o Dia do Consumidor Consciente. Com o apoio do Instituto Akatu e patrocínio da rede de supermercados Carrefour, o 15 de outubro, que se comemora pela primeira vez, pretende despertar a consciência ambiental dos consumidores para os problemas ambientais derivados dos padrões de consumo atuais.

A loja do Carrefour da Barra da Tijuca, zona sul do Rio de Janeiro, acolheu a cerimônia de lançamento da data. Bastante empolgado, o ministro do meio ambiente, Carlos Minc, conversou pessoalmente com clientes que faziam compras no local, questionando se eles evitavam o uso das sacolinhas plásticas, além de alertá-los para os danos ambientais causados pelo descarte incorreto do material. “Sem a participação do consumidor consciente não resolveremos os problemas ambientais e de mudanças climáticas”, afirmou.

Neste primeiro aniversário, o Dia do Consumidor Consciente apóia a campanha do MMA Saco é um Sacopropondo aos consumidores o desafio de passar o dia 15 de outubro sem usar sacolas plásticas. “O Akatu já vem trabalhando pelo uso consciente das sacolas plásticas. Ter um dia em que todos os consumidores se propõem a não usar sacolas é um grande estímulo para nosso trabalho”, declarou Heloisa Mello, gerente de operações do Instituto Akatu.

Além do ministro e da gerente do Akatu, participaram do evento Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania do MMA, Marilena Ramos, secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, o presidente e o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Jaen Marc Pueyo e Paulo Pianez, respectivamente.

Na loja do Carrefour onde ocorreu a cerimônia de lançamento, sacolas retornáveis foram distribuídas gratuitamente neste dia como medida para estimular os clientes a recusar as sacolas plásticas.

No período da tarde, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Carlos Minc fez apresentação da estratégia para internet da campanha Saco é um Saco e do concurso cultural Saco de Ideias promovido pelo Akatu.  A campanha será articulada nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

Concurso Cultural Saco de Ideias
O Instituto Akatu aproveitou o Dia do Consumidor Consciente e lançou o Concurso Cultural Saco de Ideias. A atividade propõe a gravação de vídeos de 15 segundos a um minuto, com o tema “O que você pode fazer para reciclar, reutilizar recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas?”. A ação pretende sensibilizar e conscientizar a população brasileira para o consumo consciente de embalagens e sacolas plásticas e tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio do Carrefour.

Até 30 novembro, você pode participar acessando o site, preencher a inscrição e enviar o vídeo com o tema do concurso. O material será disponibilizado no portal e submetido à votação popular. Os dez vídeos mais votados serão avaliados por uma comissão julgadora, formada pelos diretores de criação das três agências que atendem o Akatu — Leo Burnett, Lew’Lara e Brancozulu. Os três vídeos mais criativos serão contemplados com a exibição em programas de TV aberta.

A campanha é uma iniciativa para ampliar a compreensão dos conceitos e práticas do consumo consciente. As ações pretendem conscientizar e mostrar às pessoas como as suas escolhas individuais interferem diretamente no cotidiano de sua cidade ou planeta.

Para Helio Matar, diretor presidente do Instituto Akatu, o concurso “Saco de Idéias” vai fomentar o debate e proporcionar ao cidadão a oportunidade de conhecer o que a sociedade pensa sobre o assunto. “Hoje, por exemplo, muitos consumidores já  usam racionalmente as sacolinhas plásticas. Temos certeza que muitas idéias já estão sendo colocadas em prática pelo país. O que queremos é compartilhar a sabedoria das multidões”, conclui.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro usa em média 66 sacolas por mês. Isso significa que, por ano, uma pessoa utiliza quase 800 sacolas. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, se forem alinhadas todas as sacolas utilizadas por seus 10 milhões de moradores no período de quatro dias, a quantidade será suficiente para uma volta completa ao redor da Terra.

Quem se inscrever no concurso vai receber por e-mail um “kit de divulgação”. Este kit possibilitará ao participante fazer campanha própria para angariar votos para seu vídeo nas redes sociais em que está cadastrado. No próprio kit haverá selos sobre sua participação para serem colocados no Twitter, Facebook, Blog, My Space e outros canais.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

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