Mês do Consumo Consciente tem ações que mostram crescimento da atenção ao tema

Veja quais são as atividades programas para falar sobre consumo consciente e assuntos relacionados

 

Celebrado anualmente em 15 de outubro, o Dia do Consumo Consciente em 2016 mobilizou várias iniciativas que acontecem ao longo do mês, indicando uma aumento do interesse das pessoas pelo tema a partir de vários pontos de vista, como no combate ao desperdício de alimentos e no cuidado com resíduos.

O próximo final de semana será o mais movimentado do mês, com o Dia do Consumo Consciente no sábado, dia 15, e o Dia Mundial da Alimentação Saudável no domingo, dia 16. O Instituto Akatu, ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos, promove e apoia ações nas duas datas e ao longo de todo o mês. Conheça e participe!

Campanha #ClimaMuitoLoko

Conteúdo produzido pelo Instituto Akatu para mostrar como hábitos individuais de consumismo impactam o planeta e colaboram com o aumento da emissão de Gases de Efeito Estufa e as Mudanças Climáticas. Um bom ponto de partida para a reflexão são as “Seis perguntas do Consumo Consciente”: Por que comprar?, O que comprar?, Como comprar?, De quem comprar?, Como usar? e Como descartar?

Exposição #RECICLOS – A arte da reinvenção

Realizada pela Rede Educare com patrocínio da Novelis, em parceria com o Instituto Akatu, a exposição reúne obras de 13 artistas criadas utilizando como matérias-primas diferentes tipos de resíduos, como alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais, sucata de carros, entulho e lixo eletrônico. Com curadoria do grafiteiro e ativista Mundano, o projeto busca promover o debate sobre a produção e o consumo sustentáveis, fazendo referência ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A exposição fica no Shopping VillaLobos, em São Paulo, até 30 de outubro, e depois segue para Pindamonhangaba (SP) em novembro e Salvador(BA) em janeiro.

Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Realizada de 4 a 30 de outubro, a Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece em diversos espaços culturais de 14 cidades do Estado de São Paulo e traz filmes sobre temas socioambientais da atualidade. A partir de um programa com 25 títulos, contemporâneos e de diversos países, o público poderá refletir sobre mudanças climáticas, indústria da moda, agricultura familiar, cooperativismo, recursos naturais, especulação imobiliária e muitas outras questões.

Ação de Consumo Consciente – Também sou responsável

Realizada pelo Movimento Limpa Brasil em parceria com a Associação Paulista Viva e com os Escoteiros do Brasil, a ação tem o apoio do Akatu e acontece no próximo domingo, 16 de outubro, no Parque Trianon, em São Paulo, a partir das 10h. O objetivo da ação é incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao “Cuidar hoje para o Futuro”, resgatando valores, como o respeito a diversidade, inclusão social e a educação para sustentabilidade. Confira aqui a programação.

O que vamos comer amanhã

Para marcar o Dia Mundial da Nutrição (16 de outubro) e incentivar o debate sobre a alimentação saudável e sustentável, o Museu do Amanhã e a iniciativa Comida do Amanhã realizam o evento “O que vamos comer amanhã?” no próximo sábado, dia 15, a partir das 10h. A programação inclui o seminário “SemeáRio”, a feira “Banquete, encontros no jardim” e ainda atividades para crianças e adultos com o “Alimentando Amanhãs”. Para conferir os detalhes de cada atividade e fazer sua inscrição, clique aqui.

Programação Sesc São Paulo no Dia Mundial da Alimentação

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945. Neste ano, com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a Agricultura também”, a organização chama atenção para as relações entre as mudanças climáticas e as formas de produzir e consumir alimentos. Ao longo do mês, o Sesc São Paulo promove mais de 160 atividades relacionadas ao tema. Confira aqui os destaques e a programação completa.

Lâminas de bandeja do McDonald’s trazem dicas de consumo consciente do Akatu

Parceria do Instituto Akatu com o McDonald’s levou a campanha “O Mundo que Queremos” para as bandejas da rede, com dicas de como adotar, no dia a dia, hábitos mais conscientes. As lâminas de papel trazem textos e ilustrações que mostram como pequenas mudanças diárias podem trazer grandes benefícios para a vida de cada um e de toda a sociedade. O conteúdo continuará nas bandejas até o final do ano.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: