McDonald’s renova apoio ao Instituto Akatu para reforçar suas ações em sustentabilidade

Parceria dissemina o consumo consciente para funcionários da empresa e milhões de pessoas que frequentam os restaurantes no Brasil

Peça de comunicação do Instituto Akatu, com dicas de consumo consciente, produzida para divulgação nos restaurantes do McDonald´s

 

Promover a proteção dos recursos naturais, da biodiversidade e gerar o respeito aos direitos humanos nas comunidades onde atuam são temas prioritários da Arcos Dourados, operadora da marca da rede de lanchonetes McDonald´s no Brasil. A empresa renova, em 2017, o apoio institucional ao trabalho do Instituto Akatu e dá sequência aos projetos de consumo consciente.

Em 2016, o Akatu e o McDonald´s Brasil promoveram uma ação para tornar o hábito de consumo mais responsável: dicas de consumo consciente foram impressas nas lâminas de bandeja da rede. Por dia, a ação alcançou cerca de 2 milhões de pessoas.

Os textos das lâminas mostraram como pequenas mudanças de hábitos diários podem ter impactos de grande relevância para a vida em nossa sociedade. Por exemplo: um minuto no chuveiro elétrico equivale a 45 minutos de televisão ligada.

As dicas foram criadas pela equipe de especialistas em consumo consciente do Instituto Akatu, que já trabalha essa questão há 15 anos.

A Arcos Dourados tem se empenhado no uso consciente de água e energia na operação brasileira do McDonald´s. Estacionamentos e drive-thru de 40 restaurantes da marca são iluminados com LED e geram uma economia de até 80% de energia elétrica para cada restaurante. Diante desses resultados a empresa decidiu que todos os restaurantes inaugurados serão equipados com luzes LED. Todos os restaurantes drive-thru do McDonald’s possuem cisternas ou caixas d’água para armazenar água das chuvas. Essa água é utilizada na limpeza de calçadas e em descargas de banheiros. Com isso, a empresa conseguiu, até agora uma redução de 30% em seu consumo de água.

Certificações

Todas as embalagens de papel utilizadas nos restaurantes McDonald’s no Brasil têm o selo da Forest Stewardship Council, uma das principais instituições de certificação de madeira e produtos derivados do mundo. Este selo reconhece que toda a cadeia de produção das embalagens provenientes da celulose realiza o manejo florestal responsável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

As embalagens de McFish contém o selo azul do Marine Stewardship Council (MSC), programa de certificação mundial líder em pesca sustentável de frutos do mar. A certificação conquistada pelo McDonald’s Brasil garante que o peixe utilizado no McFish é rastreado desde a sua pescaria e segue todas as normas globais do MSC. O selo indica também que o meio ambiente é respeitado em cada etapa: desde os pescadores, frigoríficos, distribuidores, até chegar à mesa do consumidor.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: