loader image
20.04.18 às 9:53

McDonald’s pretende eliminar canudinho plástico de suas lojas no Reino Unido

A multinacional de fast food quer substitui-los por versões mais ecológicas

O McDonald’s anunciou que pretende banir os canudinhos de plástico de suas lojas no Reino Unido. A população britânica usa cerca de 8,5 bilhões desses utensílios descartáveis por ano, segundo a Marine Conservativa Oscite. Em duas unidades da multinacional, na Inglaterra, os canudos serão substituídos por completo por versões ecológicas em papel biodegradável. E em todos os 1.300 restaurantes, os pequenos artefatos ficarão atrás do balcão e o atendente só disponibilizará se o cliente solicitar.

O Reino Unido é uma das nações que vem declarando guerra aos plásticos. Em janeiro deste ano, a primeira-ministra britânica Thereza May lançou um plano para reduzir o uso desse material. A meta é banir completamente seu uso nos próximos 25 anos.

Os canudos de plástico têm uma vida útil média de apenas 4 minutos, segundo a ONG Ocean. Mas eles demoram séculos para se decompor na natureza. A maioria é feita de polipropileno e poliestireno – substâncias que não são biodegradáveis, e por isso, se acumulam em aterros, lixões e nos mares, onde podem ser ingeridos por animais, que fatalmente morrerão intoxicados.

Atitude consciente: dispense o canudinho

Se cada brasileiro utilizar um canudinho por dia, ao final de um ano teremos consumido 75.219.722.680. Considerado os de 6 milímetros de diâmetro (aqueles entregues nas padarias, lanchonetes e restaurantes), o volume ocupado por eles equivale a um cubo de 165 metros de aresta, ou o volume de quase 1800 piscinas olímpicas! Pensando em distâncias, se empilharmos todos estes canudos na vertical, um seguido do outro, seu comprimento seria suficiente para ir e voltar da Terra à Lua vinte vezes, e se construíssemos um muro de 2,10 metros de altura (dez canudos empilhados verticalmente) ele teria um comprimento de mais de 45.000 quilômetros, suficiente para dar uma volta completa na Terra.

Diante da grandiosidade desses números e seu consequente impacto no volume de resíduos gerados todos os dias, que necessitam de transporte e tratamento, pergunte-se: faz sentido utilizar um canudo por poucos minutos e depois descartá-lo?

Em alguns casos, o canudinho pode ser até necessário, mas na maioria das vezes usamos somente pelo hábito ou porque foi oferecido. Se precisar dele simplesmente para misturar o líquido no copo, é muito melhor pedir uma colher de metal.

No caso de latinhas de alumínio é possível utilizar um copo ao invés do canudo, ou se conseguir higienizá-las bem, beber diretamente na lata. O mesmo se aplica para garrafinhas plásticas. Com pequenas atitudes no dia a dia conseguimos reduzir o impacto do nosso consumo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também