Mapa de Feiras Orgânicas já está disponível para celulares com sistema iOS

Aplicativo faz parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, que promove a alimentação saudável

Crédito: Creative commons/Rosario Aldaz

 

Quer saber qual é a feira orgânica mais próxima de você? Agora é possível acessar o Mapa de Feiras Orgânicas também em celulares com sistema iOs. A iniciativa faz parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com outros órgãos de governo, prefeituras e sociedade.

O aplicativo é gratuito e identifica as feiras que vendem produtos orgânicos (livres de agrotóxicos) e agroecológicos em todo país, cadastradas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a partir do site Mapa de Feiras Orgânicas. Ele identifica o ponto de venda mais próximo com a ajuda da geolocalização, traçando rotas para chegar ao local escolhido.

Há mais de 500 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país. Deste total, 90% são feiras. A ferramenta, que é colaborativa, é atualizada constantemente e a tendência é de que esta quantidade cresça ainda mais.

O aplicativo também traz receitas com alimentos regionais e de época, além de obter informações sobre os ingredientes. Todas as receitas foram retiradas do livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde.

O Instituto Akatu acredita que os impactos positivos de consumir produtos orgânicos vão além dos ganhos para a saúde e a nutrição. Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada indivíduo são essenciais para a transição para um estilo de vida mais sustentável.

 

Leia mais:

Veja 10 razões para consumir alimentos orgânicos

Mitos e verdades sobre alimentos orgânicos

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: