Manual grátis ensina o passo a passo da agricultura urbana

O material dá dicas para quem deseja iniciar uma horta, seja ela comunitária ou dentro de sua própria casa

Crédito: Creative commons/Eliza Raxi

 

Comentário Akatu: a agricultura familiar e urbana vem demonstrando sua capacidade de fazer parte da solução de vários desafios globais, desde a perda de biodiversidade e a degradação dos solos até a segurança alimentar e a erradicação da  fome e da pobreza. Produzir e consumir alimentos saudáveis e acessíveis, e diminuir ao máximo o desperdício são algumas das maneiras mais viáveis de combater a fome.

Criado pelo Projeto Colhendo Sustentabilidade, a cartilha “Práticas comunitárias de segurança alimentar e agricultura urbana”  traz diversas dicas para quem deseja iniciar uma horta, seja ela comunitária ou dentro de sua própria casa.

O material, disponível gratuitamente online, começa falando sobre a importância da agricultura urbana para a produção de alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos. Para que isso seja possível, no entanto, o projeto deixa claro que a participação das comunidades é essencial.

O primeiro tópico abordado na cartilha é a compostagem. O manual fala dos benefícios desta prática para reduzir a quantidade de resíduos descartados inadequadamente e também de como os materiais orgânicos podem ser transformados em ótimos aliados no plantio. Assim, o leitor tem todos os detalhes de como fazer uma composteira caseira para produzir o seu próprio adubo ecológico.

A segunda leva de dicas inclui orientações para a criação de um canteiro tradicional para o início do plantio, bem como sugestões de um canteiro suspenso e uma horta vertical. Com o local preparado, o passo seguinte é plantar e com isso vem a preocupação com o controle de pragas. A cartilha mostra diversas opções naturais para substituir os venenos e agrotóxicos usados em plantações.

Para quem quer dar um passo adiante e plantar em um espaço maior, o manual também disponibiliza as informações necessárias para a criação de uma agrofloresta, com os detalhes de quais espécies são ideais, como elas devem ser dispostas e quais resultados este sistema oferece.
Por fim, o documento também disponibiliza receitas saudáveis e um guia prático sobre as plantas medicinais.

Clique aqui  para acessar a cartilha.

 

Leia mais:

O reconhecimento crescente da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável

Cartilha auxilia na criação e na manutenção de hortas urbanas orgânicas

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: