loader image
03.12.10 às 13:29

Mantecorp estimula funcionários a coletar óleo de cozinha

Projeto da empresa distribuiu vasilhames e funil para que os colaboradores evitem descartar o óleo de cozinha em locais inadequados
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os funcionários da unidade paulista da Mantecorp, empresa da área farmacêutica, chegaram em seus postos de trabalho no dia 5 de junho e tiveram uma surpresa: sobre suas mesas estava um kit com um vasilhame, um funil e publicações sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. A explicação veio por meio de um e-mail interno, que falava sobre os impactos do descarte de óleo de cozinha de maneira inadequada. O vasilhame e o funil serviriam para que os funcionários coletassem o óleo de cozinha utilizado em suas próprias casas e o entregassem à Mantecorp, que se encarregará de levá-lo à Ação Triângulo uma ONG que recicla o material, transformando-o em sabão.

De acordo com Bruno Andrade, analista de Comunicação Interna e integrante da equipe responsável pelo projeto, o objetivo da ação é mostrar para os funcionários a importância da responsabilidade socioambiental. “Queremos mostrar que temos essa preocupação e também oferecer ferramentas para que os colaboradores possam dar sua contribuição”. Ele diz que, por enquanto, ainda não foi possível precisar os números, mas afirmou que a adesão foi “muito boa”. Ao todo, cerca de 200 funcionários receberam os kits.

Segundo Andrade, já havia um projeto semelhante na fábrica da Mantecorp no Rio de Janeiro, onde todo o óleo de cozinha utilizado no refeitório da companhia é destinado à MBR Materiais Recicláveis, empresa que transforma o material em sabão. O refeitório atende cerca de 700 pessoas por dia.

No entanto, com a aproximação do Dia do Meio Ambiente, a equipe responsável pelo projeto resolveu estendê-lo para São Paulo também. Assim, todas as unidades da empresa (duas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo) passaram a ser cobertas pela ação. Além dos próprios colaboradores, os representantes comerciais da Mantecorp em outros Estados também estão sendo estimulados a dar um destino adequado ao óleo de cozinha e outros materiais recicláveis.

O lançamento foi marcado pela entrega dos kits e por uma palestra de Maluh Barciotte, consultora do Instituto Akatu. Na apresentação, Maluh explicou aos funcionários o poder transformador do indivíduo, por meio de seus atos de consumo.

A empresa escolheu trabalhar com o óleo de cozinha porque este produto, quando descartado na pia, ou mesmo no lixo comum, contamina o solo e os lençóis freáticos, além de ser um produto de difícil decomposição na natureza. O ideal, para minimizar os impactos negativos do descarte deste produto, é que o óleo seja doado para entidades que fazem a coleta e reciclagem, transformando-o em sabão ou biodiesel.

A iniciativa da coleta de óleo de cozinha faz parte do Bio Mantecorp, programa interno que tem como objetivo, segundo a própria empresa, de conscientizar os colaboradores sobre a importância da “convivência harmônica com o meio ambiente”. Além disso, o programa também faz a divulgação dos trabalhos de preservação de recursos naturais que a Mantecorp realiza ou apóia.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também