loader image
12.06.13 às 16:06

Manifesto propõe reflexão em prol de um país sustentável

Organizadores convidam interessados a conhecer mais sobre o documento, participar das discussões e enviar sugestões e comentários
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Inspirado nas experiências do Festival de Ravello, promovido na Itália pelo filósofo Domenico De Masi, o Refletir Brasil realizou seu primeiro encontro presencial em Paraty (RJ), no final de março, quando lançou um documento que fomenta a reflexão sobre um novo modelo de sociedade, mais sustentável sob as perspectivas econômica, social, cultural e ambiental.

“Depois dos debates e oficinas do nosso encontro, reunimos as contribuições dos palestrantes, participantes e representantes da comunidade e as consolidamos na forma de um documento único, o Manifesto Refletir Brasil”, aponta Isis de Palma, uma das articuladoras do projeto. O Manifesto traz dez sugestões de mudanças que podem colaborar, a partir da responsabilidade de cada um, com o fortalecimento de iniciativas brasileiras de construção coletiva, educação para o empreendedorismo, participação e cidadania, entre outros.

Parte dessas proposições envolvem diretamente as relações cotidianas de consumo. Por exemplo, a sugestão do documento por uma “formação para aumentar nossa exigência na qualidade de produtos e serviços” defende justamente a educação para o consumo, em que o consumidor passa a ter consciência do poder transformador de suas escolhas, nas diferentes dimensões da sua vida.

“Esse Manifesto é um material de apoio, um documento aberto”, completa a organizadora, explicando que o objetivo do documento é estimular o constante processo de troca de conhecimento, o principal foco de ação dessa mobilização. “A discussão está aberta a todos os interessados, que podem participar tanto enviando comentários e sugestões por meio de nosso site ou perfil no Facebook, como presencialmente, nos próximos encontros”, destaca Isis.

A promoção de novos espaços para compartilhamento e debates é uma das ações do projeto. Essa agenda presencial deve acontecer antes mesmo do próximo encontro nacional, já previsto para o ano que vem. “Até mesmo as instituições que tiverem interesse em saber mais sobre essa reflexão podem entrar em contato conosco para combinarmos a realização de workshops ou outros momentos de interação”, destaca Isis.
Curta no Facebook.
Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também