Mais árvores para diminuir alagamentos em São Paulo

Projeto sugere o plantio de espécies que absorvem até 80% da água das chuvas nos canteiros de grandes avenidas da capital

 

Um “corredor verde” formado por árvores plantadas nos canteiros das avenidas que ligam os principais bairros da capital paulista pode ser uma alternativa para aumentar a permeabilidade do solo e reduzir o risco de enchentes nos meses com grandes volumes de chuvas. É o que propõe um projeto desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq-USP).

Para ampliar a capacidade de permeabilidade do solo, o estudo vai selecionar espécies como a tipuana e a sibipira, plantas com elevado índice de consumo de água. “Além disso, são árvores que não oferecem riscos de queda devido às fortes chuvas” afirmou Juliana Amorim da Costa, gestora ambiental e autora do estudo.

O proposta já foi encaminhada às secretarias locais de Coordenação das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, que avalia a implementação.

O plano prevê o plantio de árvores linearmente nas ruas e nas avenidas escolhidas. Além disso, deverá ser elaborado um programa de incentivo para que cada residência dentro desses eixos tenha uma árvore na calçada.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: