loader image
30.12.10 às 0:01

Maioria das pessoas não aproveita integralmente os alimentos

Enquete do Akatu indica que mais de 60% dos consumidores jogam fora cascas e talos de frutas, legumes e verduras, que têm grande valor nutritivo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma das principais atitudes do consumidor consciente é evitar o desperdício, minimizando os impactos ambientais do ato de consumo. A melhor maneira de fazer isto é aliar o consumo com moderação ao aproveitamento máximo dos produtos comprados.

Quando se trata de alimentos (cuja produção implica uma série de impactos ambientais, do uso maciço de água à emissão de gases-estufa, causadores do aquecimento global), isto significa fazer uso inclusive de partes consideradas menos nobres (embora tenham grande valor nutritivo) dos alimentos, como cascas e talos. Mas, de acordo com uma enquete proposta pelo site do Akatu, esta atitude ainda está restrita a uma minoria.

Das mais de 1.200 pessoas que responderam à pergunta “O que você faz com restos de comida (cascas, sementes etc.)?”, 57,3% afirmaram que simplesmente jogam no lixo estas partes, que possibilitam variações no cardápio. Outros 8% também disseram jogar tudo fora, mas com o cuidado de separar os alimentos secos dos molhados e encaminhá-los para reciclagem.

Uma família que desperdiça 350 gramas de alimentos por dia, em um mês acaba jogando fora mais de 10 quilos de comida, quantidade suficiente para fornecer uma refeição para 30 pessoas.

Entre os participantes da enquete do Akatu, apenas 8,3% disseram reaproveitar talos, cascas e folhas em outras receitas. 19,4% declararam usá-los para fazer composto orgânico, reciclando-os; 6,9% afirmaram não deixar restos, pois sempre os comem.

A máxima, aqui, permanece: lixo de uns, tesouro de outros. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu, os valores nutritivos de boa parte de talos e cascas é rica em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos faz bem ao corpo, à mente, ao meio ambiente e à sociedade.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também