loader image
24.12.10 às 5:41

Londres cria agência para enfrentar mudanças climáticas

Capital britânica deve reduzir, até 2010, suas emissões de dióxido de carbono em 20% em relação aos níveis de 1990
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Estudos recentes indicam que, pela primeira vez na história, metade da população mundial vive em cidades. Ou seja, os problemas causados pelas mudanças climáticas não poderão ser solucionados se os municípios não exercerem papel preponderante neste sentido. Mas a iniciativa não pode ficar apenas a cargo dos governos; todo cidadão pode e deve colaborar, fazendo escolhas conscientes de consumo.

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, anunciou a criação de uma agência dedicada a combater mudanças climáticas. A capital britânica se comprometeu a reduzir, até 2010, suas emissões de dióxido de carbono em 20% em relação aos níveis de 1990, e a agência será um instrumento-chave para cumprir esse objetivo.

O prefeito quer que a nova agência seja uma companhia municipal, em aliança com empresas do setor privado, capaz de desenvolver, financiar, construir e operar sistemas de geração de energia de baixas ou nulas emissões de CO2.

Cerca de 70% das emissões de dióxido de carbono de Londres são geradas pelos edifícios, e o governo de Tony Blair está revisando a regulamentação sobre imóveis e velando para que seja cumprida a norma sobre a prestação energética dos edifícios.

O diretor executivo do Greenpeace no Reino Unido, Stephen Tindale, elogiou a iniciativa londrina e assinalou que coloca a capital britânica na “vanguarda da luta contra a mudança climática”.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também