loader image
22.03.16 às 12:52

Linha do tempo mostra 15 anos de história do Akatu

Instituição comemora o avanço da discussão do tema Consumo Consciente em toda a sociedade e consequente ampliação dos estilos sustentáveis de vida, inspirados no bem-estar e novos modelos de produção e consumo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Para celebrar seus 15 anos de história, o Akatu publicou em seu site uma linha do tempo contando os fatos que mais marcaram sua trajetória, contextualizando os principais acontecimentos dentro do tema Sustentabilidade no Brasil e no Mundo, durante esse período.

Para esta ação, o Akatu contou com o apoio do Museu da Pessoa, que reuniu um grupo composto por conselheiros, apoiadores, ex-colaboradores da equipe e integrantes da equipe atual do Akatu que realizaram atividades para reconstruir a sua história e eleger os principais marcos dos 15 anos da organização.

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente completa 15 anos, em 15 de março, data em que também se comemora o Dia Mundial do Consumidor. Ao longo desses anos todos, o Akatu trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente, e assim contribuir para a transição acelerada na direção de estilos sustentáveis de vida, inspirados em uma sociedade do bem-estar e viabilizados por modelos sustentáveis de produção e consumo.

Se hoje o Akatu pode comemorar a ampla discussão por toda a sociedade do tema Consumo Consciente, na época de sua fundação, em 2001, o tema era visto por muitos como utopia. “Hoje, é com muito orgulho que vejo o Akatu e sua causa estarem bastante inseridos nas discussões diárias de pessoas, empresas e governos. Com o passar dos anos e das diversas transformações que a sociedade e planeta passaram, as pessoas começaram a entender que cada ato, cada escolha que fazemos diariamente impacta direta ou indiretamente na vida de todos a nossa volta”, explica Helio Mattar, fundador e diretor-presidente da instituição.

Atualmente, as atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor e são realizadas a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos. Além dessa frente, o Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Outras ações e atividades estão previstas para marcar os 15 anos do Akatu – as campanhas #ClimaMuitoLoko, sobre a conexão das Mudanças Climáticas com o Consumo Consciente e #OMundoqueQueremos, que questiona as formas de produção e consumo em direção ao futuro desejado.

O workshop faz parte do Plano Anual de Atividades 2015 do Museu da Pessoa, realizado através da programa de ação cultural (ProAC ICMS) do Governo do Estado de São Paulo, ação patrocinada pela Braskem. A empresa também é apoiadora do Instituto Akatu, e desenvolve em conjunto com a instituição a plataforma Edukatu, uma rede online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também