Lew’Lara e Akatu conquistam prêmio ouro de propaganda no Effie Awards Brasil 2010

Peças propunham venda de imóvel fictício em praias brasileiras; repercussão atingiu 60 milhões de pessoas

A Lew’LaraTBWA e o Instituto Akatu receberam hoje (20/10) o prêmio ouro Effie Awards Brasil 2010 na categoria “Sem Fins Lucrativos” com a campanha “Akatu – Pelo Consumo Consciente”. A campanha também foi apontada para o Grand Prix Effie, o melhor entre os prêmios ouro, e finalizou sua participação entre os três primeiros colocados na categoria.

Criado há mais de 40 anos pela American Marketing Association, New York Inc. e promovido no Brasil pelo Grupo M&M, o Effie Awards premia campanhas de conteúdo relevante, estratégia original e que registram bons resultados. Esta foi a 3ª edição brasileira do Effie Awards. O júri é constituído por diretores de grandes agências e profissionais do marketing coorporativo.

A campanha “Akatu – Pelo Consumo Consciente” foi veiculada em 2009. A agência criou peças que simulavam o lançamento de empreendimentos imobiliários de luxo no meio de locais públicos que são cartões-postais do país. Criaram-se maquetes, cartazes, banners para os falsos investimentos. Como se fosse real, cinco estandes de venda foram montados para apresentar ao público as obras e acompanhar a reação. A “proposta” era construir prédios na praia de Pitangueiras, no Guarujá (SP), no alto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ), no meio da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), na praia de Boa Viagem, em Recife (PE), e no Lago Paranoá, em Brasília (DF).

O projeto foi inspirado no sonho de consumo dos brasileiros – a casa própria – e a idealização de torná-lo concreto. Mesmo com toda a aparência de empreendimento legal, esperava-se que as pessoas olhassem as iniciativas do ponto de vista ético e apontassem o absurdo que era a tentativa de um empreendimento privado invadir uma área pública, mas não foi essa a reação da maioria. Entre 50% e 60% do público que visitou os estandes aprovaram a proposta.

A proposta foi apresentada à Rede Globo para explorar essa contradição e chamar a atenção do telespectador para a inversão de valores. Entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março de 2010, duas reportagens de sete minutos sobre a campanha foram veiculadas no programa Fantástico.

“O interesse de muitos brasileiros em comprar uma unidade do empreendimento refletiu que vivemos em uma sociedade em que as pessoas não sabem o que está por trás do seu próprio consumo”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituo Akatu.

A intenção de provocar o cidadão para o consumo consciente foi atingida com sucesso. Além dos milhares que visitaram os estandes falsos, mais de 60 milhões de pessoas tomaram conhecimento da campanha no Fantástico; a ideia ainda rendeu reportagens na imprensa em geral e especializada, comentários em blogs, debates e citações nas redes sociais da internet.

“O prêmio vem coroar nossos esforços para ampliar a conscientização e a mobilização pelo consumo consciente, reconhece a dedicação e a competência da equipe da Lew’Lara e destaca uma tendência importantíssima: o mercado, anunciantes e agências estão preocupados e estão valorizando as práticas mais sustentáveis.”

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