loader image
01.12.10 às 9:32

Leia sem pagar

Com um cadastro simples e rápido, internauta se habilita a trocar gratuitamente livros pela internet
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Vontade de “dar vida” aos livros já lidos e “estacionados” na estante de casa motivou o analista de sistemas Arley Lobato, 28 anos, a criar o site Trocando Livros, uma ferramenta virtual gratuita que permite comunicação entre os usuários cadastrados com objetivo de trocar livros, que posteriormente são enviados pelo correio.

No ar desde outubro de 2008, o site permite que internautas de todo o Brasil troquem livros disponíveis em um mega acervo de títulos disponíveis para troca. A “biblioteca” é criada pelos próprios usuários que, ao se cadastrarem, colocam à disposição de outros internautas os títulos que desejam trocar.

“Queria achar uma forma econômica de fazer com que esses livros já lidos passassem por diversas mãos de forma econômica e ecologicamente correta”, conta Lobato.

Foi por meio do Trocando Livros que a maquiadora Eliana Grimm achou a solução para se desfazer dos livros que já tinha lido e ocupavam espaço dentro de casa.

“Como a maioria dos meus livros são em inglês, tive muita dificuldade em arrumar alguém que se interessasse, mas esse problema foi resolvido assim que fiz o meu cadastro e postei os meus livros no site de trocas”, conta a maquiadora que já trocou pouco mais de 10 livros pelo site.

“Achei a iniciativa maravilhosa e coloquei um post em meu blog falando sobre o site e sempre divulgo em meu Twitter também, porque realmente vale a pena para quem gosta de ler e não quer gastar”, comenta Eliana.

Atualmente, o site possui cerca de 40 mil usuários e já promoveu a troca de mais de 30 mil livros, uma média de dois mil livros enviados por mês.

Estante Virtual
Se o livro procurado não estiver no Trocando Livros, ainda existe a possibilidade de comprar um usado, também pela rede, no Estante Virtual.

Criado em 2005, o site é uma espécie de buscador de sebos que vendem via internet. Pelo título ou autor, o usuário especifica a obra e o site faz uma busca nos sebos cadastrados para localizar os que têm o livro disponível.

O Estante Virtual disponibiliza tecnologia de comércio eletrônico, localizado o livro, a negociação passa a ser entre comprador e sebo.O portal reuniu, em uma mesma estante, um conjunto de 1.600 sebos e 500 mil leitores cadastrados – que também podem colocar seus livros à venda.

Atualmente o Estante Virtual possui um acervo de mais de 5 milhões de títulos e, apenas em 2009, foram comercializados em média quase 5.000 unidades por dia.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também