loader image
11.01.11 às 4:48

Lançado Akatu.net

Akatu é uma palavra do tupi antigo, da junção entre A[ra]+Katu. A é semente ou mundo. Katu é bom ou melhor. Assim, Akatu é Mundo Melhor, ou Semente Boa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Akatu.net é a nova iniciativa do Instituto Ethos e surgiu porque o Instituto considerou que os consumidores eram os principais indutores da responsabilidade social das empresas. Para isso, teria que ser criada uma associação de consumidores, e não de empresas, para dar conta de um trabalho que no limite não vai de encontro ao interesse das corporações.

Para iniciar este instituto surgiu a idéia do Akatu.net. O Akatu.net é um espaço educativo na Internet de reunião, de articulação e de animação entre consumidores, empresas, entidades sociais e governos em torno de um movimento que promova o amadurecimento contínuo das relações sociais de forma a considerar os impactos e conseqüências dos processos de produção e consumo, promovendo o consumo consciente e visando uma sociedade economicamente próspera, ambientalmente sustentável e socialmente justa.

Além de consumidores, empresas, entidades sociais e governos serão agregados ao projeto e assim o debate que estava restrito aos consumidores será ampliado para a discussão do consumo consciente, afinal todos os atores sociais consomem e se o consumo não for consciente o mundo não sobrevive – segundo cientistas – por mais 100 anos.

Acredita-se assim que, através do Consumo Consciente, podemos contribuir na construção de um mundo melhor, de um Akatu e a visão que nos anima neste sentido é: Um outro mundo é possível! Um mundo formado por uma comunidade que reconhece a interdependência entre seus atores sociais e que é movida pela lógica da cooperação, da justiça social, da generosidade e pela necessidade de humanizar a sociedade atual.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também