Instituto Ethos lança site para valorizar consumo consciente

Portal conta com um shopping virtual, que faz as empresas doarem dinheiro para entidades da sociedade

Uma das principais atividades concretas do Instituto Ethos é o Akatu, um shopping virtual inaugurado em 15 de março, Dia do Consumidor. No Akatu.net o consumidor será estimulado a fazer do ato de compra um instrumento de reconhecimento e incentivo da responsabilidade social das empresas. As entidades sociais também se beneficiam porque recebem, em forma de doação encaminhada pelo consumidor, o valor da comissão paga pelas empresas ao shopping, o primeiro site mundial de promoção e vivência do consumo consciente.

“A iniciativa do Instituto Ethos de desenvolver um site como o Akatu.net veio do reconhecimento de que é o consumidor quem vai valorizar a responsabilidade social das empresas”, diz Oded Grajew. “O consumidor consciente cria um espaço multiplicado de atuação para a empresa socialmente responsável.” No idioma tupi Akatu quer dizer “mundo melhor” ou “mundo bom”.

No sistema de funcionamento do shopping virtual as comissões geradas pelas compras são direcionadas pelo internauta/consumidor para uma entidade social de sua preferência ou para um dos fundos de causas ou de projetos geridos pelo Akatu.net. “A cada compra o internauta recebe um e-mail confirmando a destinação da comissão doada e, a cada mês, um relatório de todas as doações de comissões por ele destinadas”, explica Hélio Mattar, diretor- presidente do Instituto Akatu, que vai abrigar a iniciativa. Segundo ele, será periodicamente divulgado um relatório com o ranking das entidades sociais beneficiadas.

“Com o Akatu.net queremos ajudar a construir uma sociedade economicamente próspera, ambientalmente sustentável e socialmente justa a partir do consumo consciente”, afirma Hélio Mattar. “Para alcançar este objetivo dedicamos um espaço especial no site para o aspecto pedagógico, com um Teste do Consumo Consciente, curiosidades e espaço para as empresas apresentarem suas políticas e práticas de responsabilidade social e para as entidades sociais mostrarem ao consumidor as atividades que realizam.” O consumidor poderá, ainda, fazer doações voluntárias diretamente para as entidades que desejar. São as empresas indo muito além dos negócios.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: