Instituto Akatu participa do Festival Origem, em São Paulo

No evento, Helio Mattar, diretor presidente do Akatu, proferiu uma palestra sobre consumo de alimentos sem desperdício

Crédito: Ricardo Cardoso/Editora Globo

 

“Como ter um consumo alimentar mais consciente”. Este foi o tema da palestra de Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, realizada no dia 2 de dezembro, no Festival Origem – Uma conexão do campo à gastronomia, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento foi promovido pela Editora Globo – revistas Época, Globo Rural e Casa e Jardim.

Mattar ressaltou em sua palestra a importância em educar e informar os cidadãos sobre as melhores formas de consumir alimentos saudáveis e sem desperdícios. E deu um bom exemplo de como esse trabalho pode começar desde a infância: o Edukatu. Criada pelo Instituto Akatu, o Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e as práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do ensino fundamental de todo o Brasil. Mattar explicou que, por meio desse projeto, as crianças aprendem a comer alimentos nutritivos desde cedo, evitando sempre o desperdício. “Quando a gente joga comida no lixo, a gente joga, junto, o dinheiro da educação”, alertou ele.

O evento teve outras palestras, além de oficinas com chefs, mostrando como a conexão entre o campo e a gastronomia pode ser sustentável. Houve também uma feira de produtores rurais, com 24 boxes, cinco restaurantes, sete food trucks e bike trucks. Veja mais detalhes sobre a programação no site do festival.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: