loader image
30.12.10 às 3:19

Instituto Akatu e Unicamp realizam Trote da Cidadania 2004

Entre as atividades dos alunos estão acompanhar palestras e recolher material a ser encaminhado para a reciclagem
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nos próximos dias 2 e 3 de março, o Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente atuará em parceria com os centros acadêmicos de oito faculdades da Unicamp na promoção do Trote da Cidadania Integrado 2004. A iniciativa visa esclarecer a população sobre os procedimentos para a coleta seletiva do lixo.

Cerca de 60 alunos veteranos participam de palestras com representantes do Akatu e, no dia 2, mobilizarão aproximadamente 300 calouros para a ação, que consiste em visitar as casas do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, com folhetos explicativos sobre o lixo e a separação de materiais recicláveis. No dia 3, será realizada uma gincana do consumo consciente com as crianças atendidas pela Pró-Menor de Campinas.

No distrito de Barão Geraldo, a triagem dos materiais recicláveis é feita pela Cooperbarão, uma cooperativa que reúne 23 famílias cujo sustento depende da atividade. Porém, a quantidade de material para reciclagem tem sido reduzida por alguns problemas na coleta, em especial pela falta de informação sobre os dias e horários para que o material seja posto na calçada.

Em Campinas, mais de 800 toneladas de lixo são recolhidas todos os dias e levadas para o aterro sanitário. Quase metade é composta de materiais recicláveis, como latas, plástico e papel. O procedimento regular e correto de coleta dos recicláveis contribui para aumentar a vida útil do aterro, para a preservação ambiental, para a economia de recursos naturais e para a inclusão social, uma vez que permite o sustento das famílias ligadas à Cooperbarão.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também