loader image
01.12.10 às 9:23

Instituto Akatu divulga vencedores do concurso cultural “Saco de Idéias”

Vídeos premiados sobre o tema “o que fazer para reciclar, reutilizar, recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas” serão exibidos no Canal Futura
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Silêncio e concentração na sala. Vídeos no telão e pipoca na mesa. Foi assim que a Comissão Julgadora do Concurso Cultural “Saco de Idéias” escolheu, nesta quarta-feira, 16 de dezembro, os 3 vídeos vencedores.

O objetivo do Concurso foi sensibilizar e mobilizar o cidadão brasileiro para o consumo consciente de embalagens e de sacolas plásticas. Para isso, era preciso criar um vídeo de até 1 minuto respondendo à questão: “O que fazer para recusar, reduzir, reutilizar e reciclar o uso de sacolas plásticas?”

Após dois meses de votação aberta ao público, os 10 vídeos mais votados foram assistidos pela Comissão, que ao escolher os 3 primeiros lugares levou em conta originalidade, correção na interpretação do tema do concurso, criatividade, pertinência e capacidade de mobilização.

O primeiro lugar foi para o vídeo “Eco Furoshiki”, de Sofia Nanka Kamatani, de São Paulo (SP), que apresentou uma maneira criativa de utilizar a toalha de mesa como sacola.

O segundo lugar foi para o vídeo bem-humorado “Ensaca sacolas!”, de Alessandro Dias, de Varginha (MG). Sua sugestão para otimizar a quantidade de sacolas utilizadas foi o uso de um colete grande com vários bolsos para acomodar as compras.

O terceiro colocado foi o vídeo “Reutilizar é bom. Recusar é melhor ainda”, de Daniel Franco Luizari, de Presidente Prudente (SP). Seu filme tem diversas dicas de como reutilizar as sacolas plásticas.

A Comissão Julgadora foi composta por Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da agência Leo Burnett, Manir Fadel, diretor de criação da agência Lew Lara e Glauco Ciasca, diretor da agência Brancozulu. As três agências são parceiras institucionais do Instituto Akatu.

Para Ruy Lindenberg, “os exemplos de dois filmes, o da mulher que transforma a toalha em sacola e do garoto que carrega os produtos na camiseta ou num colete feito para isso, são criativos, engraçados e mostram que as pessoas podem participar deste esforço, não apenas obedecendo a comandos, mas criando sua própria maneira de atingir este mesmo objetivo”.

Ruy destacou a diversidade de público que participou do Concurso: “pessoas mais velhas, garotada, escolas, etc. Mas, mais do que isso, acho as histórias por trás dos vídeos tão interessantes quanto os próprios vídeos, se não forem ainda mais emocionantes”. Para o vice-presidente de criação da Leo Burnett, “mais do que bons filmes publicitários, já que os participantes não dominam a técnica, eles trazem um frescor na comunicação mostrando novas maneiras de atingir o fim que todos queremos: o fim desta praga chamada saquinho plástico”.

O primeiro lugar receberá um notebook e os segundo e terceiro lugares receberão, cada um, uma máquina fotográfica. Os prêmios foram oferecidos pelo Carrefour, parceiro estratégico do Instituto Akatu. Os três vencedores ainda terão suas obras veiculadas em cadeia nacional no Canal Futura. Para conhecer os vencedores, clique aqui. O Concurso Cultural Saco de Ideias é patrocinado pelo Carrefour e faz parte da Campanha Saco é um Saco, do Ministério do Meio Ambiente.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também