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30.12.10 às 0:16

Instituto Akatu divulga o consumo consciente no São Paulo Fashion Week

O Instituto Akatu estará presente na edição Verão 2004/2005 do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week, entre 16 a 22 de junho
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O Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente estará presente na edição Verão 2004/2005 do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week, que acontece de 16 a 22 de junho. Com apoio da organização do evento, o Akatu apresenta mais uma ação do Movimento Cuide, que visa mostrar ao consumidor que seu ato de compra pode ser antes de tudo um ato de cidadania.

Durante os sete dias de desfile, o Akatu irá apresentar sacolas de compra confeccionadas em algodão, com a estampa de um coração em código de barras e o slogan “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”, criado pela agência de publicidade Leo Burnett.

As sacolas foram feitas por artesãos da Paraíba utilizando algodão naturalmente colorido, produzido por cooperativas de agricultores da região. O algodão que já nasce colorido é um produto desenvolvido totalmente com tecnologia nacional e sem alterações genéticas. Baseada em princípios da Agricultura Orgânica, do Comércio Justo e do Cooperativismo, a cultura desse material leva benefícios econômicos e sociais à comunidade local e ecológicos a todo o planeta.

A sacola de compras é reutilizável e foi escolhida como peça-símbolo do movimento por sintetizar todos os conceitos da “atitude Cuide”: é, ao mesmo tempo, um ícone do consumo (sacola), uma representação da consciência (a mensagem na sacola), a atitude do consumidor (carregar a sacola) e uma ação concreta (usar a sacola de pano em vez de saquinhos plásticos descartáveis e poluentes).

“Ficamos muito felizes com o interesse do São Paulo Fashion Week em continuar apoiando o Movimento Cuide”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “O evento tem uma penetração e um poder de gerar comunicação excepcionais e já em suas edições anteriores vem demonstrando compromisso com as causas sociais”, conclui.

Com edição limitada, as sacolas serão comercializadas a partir do dia 16 de junho, durante o São Paulo Fashion Week, no espaço da Laselva Bookstore a R$ 29,00. Posteriormente, estarão à venda em pontos cuja relação estará disponível no site www.akatu.org.br.

Movimento Cuide– Lançado com apoio da Natura e da Santista Têxtil na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week, é uma iniciativa do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, apoiado também pelo Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week. O Cuide pretende mostrar que o ato do consumo pode ser um ato de cidadania, uma vez que o consumidor tenha consciência de que seu poder de escolha pode construir um mundo melhor. “Cuide” é um chamado à ação e pretende despertar nos cidadãos a consciência de seu poder transformador e o compromisso com o futuro, tanto no que se aplica ao meio ambiente e à sociedade quanto em relação ao próprio indivíduo e sua família.

Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente– Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Instituto Akatu é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”. Traduz a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.

O Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Weeké o principal evento de moda da América Latina e figura entre os 4 mais importantes do mundo. O evento foi criado com o objetivo de unificar os elos da cadeia têxtil nacional e assim fortalecer, profissionalizar e gerar visibilidade para a moda brasileira. A 17ª edição do SPFW (Verão 2004/2005) deverá reunir cerca de 120 mil pessoas na Fundação Bienal e contará com 47 apresentações dos principais criadores de moda do País. Para saber mais, visite  www.saopaulofashionweek.com.br.

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