Instituto Akatu acredita na educação infantil para mobilizar para o consumo consciente

Investir na educação dos mais novos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais voltada ao bem-estar. Instituição aproveita o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, para reforçar importância da data.

Foto: oficina do Edukatu em escola municipal Raul de Leoni, em São Paulo – Crédito: Divulgação/Instituto Akatu

 

Desde sua fundação, em 2001, o Instituto Akatu realiza ações de educação para conscientizar e mobilizar as pessoas para o consumo consciente. Essa experiência possibilitou a criação do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II, lançada em setembro de 2013, que coleciona diversas histórias contadas por estudantes e professores que mostram o caminho para uma sociedade voltada ao bem-estar com mais respeito aos recursos naturais e à humanidade.

Ao longo de seus três anos de existência, o Edukatu já soma mais de 91 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 21 mil alunos, 6 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil. Por meio das atividades do Edukatu, essas pessoas podem participar de oficinas presenciais e atividades escolares, além de utilizar as propostas pedagógicas disponibilizadas em percursos de aprendizagem, que estimulam o protagonismo dos estudantes em torno de diferentes temas a partir do consumo consciente.

“Grande parte dos nossos hábitos, incluindo os de consumo, são aprendidos na infância e reforçados ao longo da vida. Uma das formas mais eficazes para que as pessoas se disponham a consumir de forma diferente é que desenvolvam esses hábitos desde cedo, entendendo o consumo como uma prática que conecta o indivíduo ao coletivo e ao mundo, e conhecendo os impactos dessa prática sobre si próprias, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente. É nisso que o Edukatu investe”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

Para alcançar esses resultados, a rede contou com o apoio de secretarias públicas e empresas privadas. Entre diversas parcerias e apoios, estão Braskem – parceira desde o início do projeto –, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Unilever Foundation, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, e o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Desafio Turma que Recicla

O exemplo mais atual de atividade realizada pelo Edukatu é o Desafio Turma que Recicla que convida professores e estudantes de todo o País para realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios.

Para participar, o professor precisa estar inscrito no Edukatu e mobilizar o maior número de alunos e professores na realização das atividades do percurso. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro.

Detalhes do regulamento da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no link: bit.ly/regulamento-tqr.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu basta se cadastrar gratuitamente neste link: bit.ly/cadastro-edukatu

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: