Inspiração: professora de Ciências conta como aborda consumo consciente em escola no Rio

A professora Maria Lucia Munaro Lima diz como o trabalho coletivo da comunidade escolar com o Edukatu transformou pequenos hábitos em grandes mudanças

 

“Temos a certeza de que estamos plantando boas sementes que precisam ser regadas e cuidadas a cada dia. O Edukatu tem nos ajudado muito nesta tarefa”, conta Maria Lucia Munaro Lima, professora que trabalha há 28 anos no Colégio Pedro II Campus Engenho Novo I, que fica na cidade do Rio de Janeiro.

Nos últimos cinco anos, Maria Lucia tem atuado no Laboratório de Ciências do colégio ministrando aulas para turmas do primeiro ao quinto anos junto com a professora Lourdes de Sousa e sob a coordenação da professora Rachel Amaral.

Em 2013, Maria Lucia conheceu o Edukatu. “Nosso projeto [de 2013] era sobre as dez espécies animais ameaçadas de extinção na cidade do Rio de Janeiro. Buscamos materiais sobre a Mata Atlântica, habitat destes animais, e nos deparamos com o desafio de realizar piqueniques sustentáveis. Esta ideia fantástica veio de encontro ao que acreditamos: relacionar alimentação saudável com a necessidade de não desperdiçar alimentos. Foi um enorme aprendizado para nós, os alunos e as famílias”, diz.

A professora utiliza muitos dos materiais da rede, entre eles, os planos de aula, jogos e vídeos. Sua escola ainda participou dos piqueniques e atividades do desafio. Com esta animação para envolver toda a comunidade escolar em atividades lúdicas, divertidas e com questões sobre o consumo consciente, Maria Lucia e sua escola levaram o primeiro lugar no  desafio “Piquenique pela sustentabilidade” e ganharam tablets, uma visita do Edukatu e uma videorreportagem.

“Pretendemos continuar as atividades, que já fazem parte do nosso planejamento. Adoro receber os e-mails com dicas, artigos a serem lidos, notícias. É a oportunidade de atualização, informação e de novas descobertas. Acho que, para os alunos que usam o Edukatu, a possibilidade de troca com pessoas de vários lugares e de caminhar nos circuitos de acordo com o seu ritmo é o que torna a rede mais atraente.”

A professora acredita na importância da participação coletiva. “O trabalho no Laboratório de Ciências é realizado em parceria com o Laboratório de Informática, onde atuam as professoras Jacqueline Soares, Ana Maria de Seabra e Joelma Almeida. Portanto, todas as atividades que desenvolvemos são fruto desta empreitada coletiva. Desde o planejamento, execução e avaliação para futura modificação.”

Com seu empenho individual e as discussões coletivas, Maria Lucia acha que o principal é inserir atividades e experiências sobre consumo consciente na prática diária. Para ela e suas colegas, a ideia é que alunos vivenciem estes conceitos relacionados à sustentabilidade para que possam modificar seus hábitos.

Na visão de Maria Lucia, atitudes simples podem colaborar com o consumo consciente e a sustentabilidade do planeta. “Usar o papel dos dois lados, trazer o lanche em pote reutilizável, só trocar de caderno quando as folhas acabarem, usar a garrafa PET nas nossas experiências de plantio são atitudes que podem parecer banais, mas trazem grande aprendizado”, exemplifica.

Leia mais:

Edukatu é opção de Recurso Educacional Aberto no Brasil

Planos de aula do Edukatu sobre sustentabilidade e consumo consciente podem ser usados gratuitamente

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: