loader image
28.04.20 às 17:32

Impactos do isolamento social em nosso consumo

Já que vamos permanecer isolados por algum tempo, preparamos dicas para você ter um consumo mais consciente de água e de energia

Trabalhar de casa significa diminuir nossos deslocamentos e, consequentemente, a emissão de gases poluentes associados a ele. Divulgamos semanalmente em nossas redes sociais (siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!) a quantidade de CO2 que nossa equipe (15 pessoas) têm deixado de emitir desde que entramos em isolamento social para a contenção do coronavírus.

Hoje, completamos exatos 25 dias de home office — mais do que cinco semanas. Isso significa que não usamos transporte para ir até o escritório por este período e deixamos de emitir na atmosfera 432,67 kgCO2. Esta quantidade é similar à emitida na geração de energia elétrica para manter 44 notebooks ligados diariamente por um ano! Muita coisa, não?

Com toda a equipe trabalhando de casa, também economizamos a energia elétrica normalmente gasta no escritório do Akatu. Você pode se perguntar: ok, mas a energia poupada lá foi transferida para as nossas casas. Sim, mas não na mesma proporção. Fizemos as contas e percebemos que o consumo de energia de um escritório costuma ser maior do que o de uma (ou algumas) residência(s). 

Veja: a energia poupada pelo escritório do Akatu em 25 dias de home office equivale ao consumo residencial mensal de 8 famílias brasileiras (composta por quatro pessoas cada)!

Já que vamos permanecer isolados por algum tempo, preparamos algumas dicas para você ter um consumo mais consciente de água e de energia. A partir de práticas simples, é possível compensar a maior demanda por esses recursos neste período em que permanecemos mais tempo em casa:

  1. Aproveite ao máximo a iluminação natural

Escolha um cantinho perto da janela para trabalhar. Se você aproveitar a luz natural e deixar de acender 4 lâmpadas LED por 6 horas/dia, em uma semana terá economizado energia para compensar 85% do consumo associado ao uso prolongado do seu notebook.

  1. Encurte o tempo no banho

Tem chuveiro elétrico? Ao diminuir 3 minutos do seu banho diário, em uma semana você terá economizado 90% da energia consumida pelo seu notebook no trabalho home office neste mesmo período.

  1. Reaproveite a água da máquina 

Lavou, coletou! Separe a água usada na lavagem de roupas (um ciclo completo da máquina) e utilize-a para descargas. A quantidade é suficiente para dar 3 descargas diárias durante 5 dias!  

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também