loader image
23.03.06 às 0:00

HP reduz o impacto ambiental de seus produtos

A HP, fabricante de equipamentos e suprimentos de informática, baniu 154 matérias-primas que eram usadas na sua linha de produção para reduzir o impacto ambiental de seus produtos. "Com isso, mesmo os consumidores que não reciclam seus cartuchos não contaminam o meio ambiente, pois a matéria-prima usada é ecologicamente segura”, explica o vice-presidente do grupo […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A HP, fabricante de equipamentos e suprimentos de informática, baniu 154 matérias-primas que eram usadas na sua linha de produção para reduzir o impacto ambiental de seus produtos.

"Com isso, mesmo os consumidores que não reciclam seus cartuchos não contaminam o meio ambiente, pois a matéria-prima usada é ecologicamente segura”, explica o vice-presidente do grupo de imagem e impressão da HP, Edson Shiwa.

Os materiais componentes dos cartuchos para impressora, por exemplo, são recicláveis e podem dar origem a produtos como botões para roupa, bandejas plásticas e até mesmo peças para caminhões e carros. O compromisso com as questões ambientais está presente ainda, nos manuais que a HP faz para seus produtos e nos calços de impressoras, todos produzidos com papel reciclado.

“Hoje, mais do que nunca, a preservação do meio ambiente está refletida na maneira como conduzimos nossos negócios, diminuindo a utilização da energia e desenvolvendo produtos e embalagens ecologicamente responsáveis”, acrescenta Shiwa.

Ainda segundo Shiwa, a HP não utiliza cartuchos recarregáveis porque isso não garante a qualidade da impressão e pode prejudicar o equipamento do consumidor. Ele explica que, no processo de impressão, a maioria dos componentes do cartucho sofrem desgaste. Assim, não adianta recarregar somente a tinta porque o desempenho não será o mesmo. Segundo pesquisas realizadas recentemente, de 5% a 20% dos problemas em impressoras são causados pelo uso de cartuchos não-originais.

A HP já produziu mais de 6 milhões de impressoras no Brasil e, atualmente, a fábrica brasileira exporta para Argentina, Chile, Peru e Colômbia e gera mais de cinco mil empregos diretos e indiretos.

Reciclagem de cartuchos

A HP tem um programa de coleta de cartuchos, que, ainda em fase inicial, atende apenas empresas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Essas empresas podem solicitar a coleta de uma quantidade acumulada de cartuchos vazios pelo e-mail recoleta.cartuchos@hp.com. Para mais informações sobre o programa, acesse o site.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também