loader image
07.08.13 às 13:33

Guia associa capacitação sobre gênero e mudanças climáticas

Material lançado pela FAO também permite que os usuários abordem a investigação sobre a adaptação a mudanças climáticas, seus riscos e sua mitigação
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Comentário Akatu: As mulheres hoje são maioria em diversos países. No Brasil, são 52% da população. Mas, apesar disso, são um dos grupos mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. Analisar esse fenômeno sob essa perspectiva permite não apenas avaliar os riscos para o gênero e adotar estratégias específicas para mitigá-los, como também considerar mais a fundo o papel da mulher na solução do problema, principalmente em termos de agricultura e segurança alimentar. Por meio de mudanças em suas práticas cotidianas, as mulheres se percebem como cidadãs e se empoderam, passando a colaborar diretamente com a busca do equilíbrio climático. Este novo comportamento e esta nova consciência são primordiais para reduzir o aquecimento global e suas consequências ruins no clima do planeta.

Um novo guia de capacitação sobre gênero e mudanças climáticas na agricultura e segurança alimentar pretende oferecer os recursos e ferramentas necessários para realizar pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas com perspectivas de gênero. O documento, lançado em 26 de julho pela ONU, explica como utilizar diversas ferramentas de pesquisa colaborativa para alcançar uma agricultura climaticamente inteligente e produtiva.

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Grupo Consultivo para a Investigação Agrícola Internacional (CGIAR, da sigla em inglês) para proporcionar uma compreensão mais clara dos conceitos relacionados às mudanças climáticas e ao gênero, o guia permite também que os usuários acessem estudos sobre a adaptação às mudanças climáticas, os riscos que apresentam e sua mitigação. A publicação também oferece orientação sobre as diferentes formas de apresentar os resultados das pesquisas para que possam ser analisados adequadamente.

O guia está disponível em espanhol, inglês e francês e inclui informação sobre igualdade de acesso a recursos e poder para a segurança alimentar frente às mudanças climáticas.

Clique aqui para ler o artigo original publicado pela Agência ONU Brasil.

Curta no Facebook
Siga no Twitter

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também