loader image
18.08.11 às 0:00

Grupo VR reduz quantidade de papel em 30% e evita destruição de 22 árvores

A redução no gasto de 180 mil folhas representa também a economia de 8,2 kWh de energia elétrica e menos 2,6 toneladas de gases de efeito estufa lançados na atmosfera
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Grupo VR, apoiador benemérito do Instituto Akatu, reduziu a quantidade de folhas de papel usadas dentro da empresa de 50 mil para 35 mil por mês. Se esta média continuar a mesma até o fim do ano, a equipe terá evitado o corte de quase 22 árvores. Além deste ganho evidente, a redução no gasto de 180 mil folhas representa também a economia de 8,2 kWh de energia elétrica e menos 2,6 toneladas de gases de efeito estufa lançados na atmosfera, o que é bom para a saúde de toda a vida no planeta.

O incentivo à redução no uso da folha de papel integrou a ação “Consumo Consciente”. Lançada internamente no mês de janeiro, a VR divulgou a campanha por meio de e-mails marketing para todos os colaboradores, criação de telas de descanso para computadores com mensagens diversas de sustentabilidade, implantação de papa-pilhas e lixeiras de coleta seletiva nos cafés e outros locais estratégicos, distribuição de copos e canecas de cerâmica para reduzir o material plástico e o uso de impressoras  que somente libera o papel com o uso do crachá,  inibindo o desperdício.

As ações afetaram cerca de 300 funcionários espalhados nos dois escritórios da empresa. “Para a participação, nós deixamos as pessoas bastante à vontade. Elas integravam as ações na medida em que acreditavam. Nós fizemos tanto ‘barulho’ por meio de nossa publicidade que os  funcionários  foram aderindo conforme viam a participação maciça dos demais. Foi um movimento estimulante e crescente”, diz Roseli Araújo, responsável pela campanha Consumo Consciente no Grupo VR.

A cooperação só se tornou realidade porque os funcionários entenderam que cada ato de consumo reflete positiva ou negativamente na economia, na sociedade e no meio ambiente. O Instituto Akatu contribuiu para a sensibilização e a mobilização  das equipes por meio de duas palestras que mostraram porque o consumidor é o agente da transformação para um mundo sustentável.

 

Ações pontuais e campanhas conjuntas

A campanha Consumo Consciente da VR também teve ações de comunicação sobre temas pontuais, como o descarte correto de óleo, economia de água na descarga nos sanitários, redução de energia por meio do hábito de apagar as luzes ao deixar um cômodo vazio, entre outros.

O interessante é que as campanhas somaram sensibilização virtual e real, justamente nos pontos em que o consumo consciente deveria ser realizado. Um exemplo é o alerta sobre o desperdício de energia elétrica. No mesmo dia em que a campanha de conscientização sobre redução de energia foi encaminhada aos  funcionários  via e-mail, os interruptores ganharam adesivos que serviram como lembretes, com a seguinte frase: “Apague a luz antes de sair. Diga não ao desperdício”.

 

Siga no twitter

Curta no facebook

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também